Tudo o que você precisa saber sobre a instalação de calhas, rufos e cumeeiras - GalvaMinas
Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Tudo o que você precisa saber sobre a instalação de calhas, rufos e cumeeiras

telhado com instalação de calhas rufos e cumeeiras
Voiced by Amazon Polly

Esses materiais podem ser vistos apenas como um detalhe, até mesmo dispensável, em uma obra. Contudo, a instalação de calhas, rufos e cumeeiras é essencial para a proteção da cobertura e de toda a edificação.

Os problemas com telhados são comuns, seja pelo mau desempenho dos materiais ou por falhas na instalação, podendo causar bastante dor de cabeça, inclusive com custos elevados. Então, a seguir, vamos te contar um pouco sobre a diferença da instalação entre esses materiais e algumas dicas e cuidados para esse processo!

Você sabe a diferença entre a instalação de calhas, rufos e cumeeiras?

As calhas e os rufos normalmente são usados em conjunto na cobertura de edificações. Enquanto a calha é uma espécie de canal para conduzir as águas pluviais que correm no telhado, os rufos são peças fixadas em alguns pontos estratégicos para evitar a infiltração de muros e paredes expostos à água da chuva.

Já as cumeeiras são peças usadas na junção entre duas telhas, preenchendo a ligação entre elas e oferecendo um acabamento melhor ao telhado, garantindo assim a proteção da construção contra as intempéries ambientais.

Como fazer a instalação de calhas, rufos e cumeeiras?

Para fazer a instalação desses materiais no telhado e evitar alagamentos no terreno, apodrecimento da alvenaria, umidade excessiva no ambiente e vários outros problemas causados pelas águas pluviais, é essencial seguir alguns passos. Acompanhe!

Escolha de materiais de qualidade

Não é possível fazer a instalação de calhas, rufos e cumeeiras sem antes aprender como comprar o material necessário. 

Eles podem ser feitos em diversas matérias-primas, mas a chapa galvalume é uma das melhores alternativas do mercado por ser uma opção resistente e com uma grande durabilidade.

Além disso, será necessário algumas ferramentas e outras peças para a montagem e instalação, como rebites e rebitadeira, veda-calha, parafusos, furadeira e brocas.

Instalação

Nesse momento é muito importante ser preciso e, por isso, contar com a ajuda de um profissional especializado pode ser uma boa alternativa para evitar qualquer tipo de erro.

Mas, para começar, é necessário calcular o comprimento total da área que irá receber os materiais e, depois de fazer todos os cálculos, meça e corte as calhas, rufos e cumeeiras. 

Com todo o material no local, é hora de unir os pedaços, fixar o suporte para as calhas e rufos e montar tudo em seu lugar. Já para a instalação das cumeeiras, coloque o material na posição e use os parafusos para fazer a junção e garantir a vedação das frestas.

Esses três materiais são usados na cobertura de edificações e são essenciais para assegurar a preservação do espaço ao evitar alagamentos, umidade e vários outros problemas ao terreno.

Então, não se esqueça de fazer a manutenção e inspeção periódica em todo o seu telhado e garantir a segurança da sua construção contra problemas como goteiras, vazamentos e entupimentos que impossibilitam a passagem da água e geram grandes transtornos.

Gostou de saber das dicas sobre a instalação de calhas, rufos e cumeeiras? Continue se atualizando sobre assuntos relacionados a cobertura de edificações com o artigo: Por que comprar calhas e rufos na Galvaminas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *