Telhas Galvalume: aliadas para os períodos de chuva! - GalvaMinas
Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Telhas Galvalume: aliadas para os períodos de chuva!

Coberturas para residências e estabelecimentos variados são encontradas em diferentes materiais. Dentre eles, as telhas metálicas vem ganhando destaque, diante dos benefícios que oferecem. Contudo, a maioria dos materiais encontra um problema em comum: o desgaste e desconfortos oriundos das intempéries ambientais, particularmente dos períodos de chuva. Esse não é o caso das telhas Galvalume.

Mesmo dentre os tipos de cobertura metálica, inclusive telhas galvanizadas, as telhas Galvalume apresentam performance excepcional ante os climas mais instáveis. Esse material reúne em si todos os benefícios das telhas galvanizadas, como: ótimo custo-benefício, menor risco de corrosão, instalação e manutenção facilitadas, além de ser ecologicamente correto. Contudo, seus benefícios não param por aí.

Existe uma diferença fundamental na composição da telha Galvalume que confere superioridade e acréscimo de benefícios em relação às telhas galvanizadas. Sua chapa de aço é composta por um revestimento de 55% de alumínio, 43,5% de zinco e 1,5% de silício. Portanto, ela combina a resistência estrutural do aço com a durabilidade do alumínio, sendo recomendada principalmente para locais com recorrência de intempéries climáticas e propensão à corrosão.

Para que você entenda porque as telhas Galvalume são suas melhores aliadas nos períodos de chuva, vamos listar alguns de seus principais benefícios e características de maneira mais detalhada a seguir!

Telhas Galvalume são econômicas

O que isso tem a ver com chuva? Tudo! Quando você tem uma cobertura que se deteriora facilmente em climas chuvosos, que demandam frequente manutenção e grande trabalho para reformas, você tem prejuízo em diferentes níveis.

Em contrapartida, a opção pela telha Galvalume te livra disso. Trata-se de uma alternativa acessível e prática para instalação. Feita sob medida, esse tipo de telha reduz o desperdício e geração de resíduos, resultando em uma economia de até 60% em uma obra.

Além disso, sua manutenção é facilitada e, como você verá a seguir, essa escolha não trará as mesmas dores de cabeça mencionadas sobre outros materiais, que se deterioram com as chuvas.

Maior conforto acústico

Um barulhinho de chuva pode ser bastante agradável, mas nem sempre e, muito menos, quando é muito intenso. Esse é outro problema que as telhas Galvalume reduzem. Elas são capazes de absorver até 85% do som resultante de impactos com a sua superfície, proporcionando maior conforto acústico ao ambiente.

Menor vulnerabilidade a goteiras, vazamentos e infiltrações

Outro problema comum a lugares e períodos chuvosos é o surgimento de goteiras, infiltrações e vazamentos, que não apenas danificam a própria cobertura da edificação, mas também estruturas internas, equipamentos, instalações e afins. Ainda podemos mencionar o impacto disso para pessoas que têm doenças e alergias respiratórias.

Novamente, as telhas Galvalume se revelam aliadas, pois não quebram nem se desgastam com tais eventos ambientais. Tomados os cuidados com as ligações e instalação, ela assegurará que a edificação fique livre de água e umidade indesejadas em seu interior!

Resistência e Durabilidade superiores

Como já destacamos, as telhas Galvalume são excepcionais no que se refere à resistência. Seja o seu modelo trapezoidal, ondulado, pintado, sanduíche ou qualquer outro, seu revestimento garante resistência mecânica elevada, assim como resistência contra corrosão causada por fatores ambientais.

Isso por si só, influencia em sua durabilidade, que pode ser até nove vezes superior às telhas galvanizadas (que já têm durabilidade superior em comparação a outros materiais). Outro fator importante para sua alta durabilidade é a sua capacidade de manter as propriedades mecânicas diante de altas e baixas temperaturas, com diferentes níveis de umidade.

Conforto térmico

Muitos locais sujeitos à instabilidade climática e períodos de chuva, apresentam também desconforto por temperaturas altas e abafadas. Portanto, embora não seja um fator direto, outro benefício trazido pelas telhas Galvalume é a redução desse fator, pois ela reflete a maior parte da incidência solar sobre sua superfície, reduzindo a absorção de calor e amenizando a temperatura da área coberta.

Um escudo contra chuva ácida e maresia

Muitos tipos de cobertura metálica funcionam bem em certos ambientes e possuem muitas qualidades. Mas se mostram insuficientes em locais que sofrem com certos aspectos ambientais, como chuvas ácidas, maresia e afins.

As telhas Galvalume, contudo, são capazes de resistir também a esses ambientes, mantendo sua aparência e propriedades, proporcionando maior segurança e conforto aos locais onde são instaladas.

Alguns cuidados para adquirir telhas Galvalume

Diante de todos os benefícios das telhas Galvalume para os ambientes e períodos chuvosos, dentre outras instabilidades climáticas, é possível que você esteja convencido de que elas são a resposta para os seus problemas.

Você está certo! Por sinal, não há contraindicação para o uso da telha Galvalume. Contudo, para usufruir realmente de seus benefícios, é preciso se certificar de que está adquirindo um material de qualidade. Para isso, deve-se verificar a confiabilidade do fabricante, com medidas como pesquisas sobre sua regularidade, opinião dos clientes, presença em sites de reclamação e afins.

Igualmente, é importante que você saiba que a produção de telhas Galvalume é normatizada pela ABNT, que exige no mínimo 150 gramas de revestimento por metro quadrado, tomando como referência a chapa AZ 150 sem pintura.

Sabemos que você talvez não tenha condições de avaliar esse detalhe técnico, mas isso não é um problema. Confira se o fornecedor é certificado pela ABNT, se segue seus padrões e apresenta outros certificadores de qualidade.

Conclusão

Como já sinalizamos, as telhas Galvalume podem se apresentar de diferentes maneiras: pré e pós-pintadas, sanduíche ou termoacústicas, forradas, onduladas, trapezoidais. São apresentações aperfeiçoadas da cobertura feita desse material, trazendo mais benefícios estéticos e estruturais, para uma alternativa que já é ótima!

Esses aspectos de personalização poderão fazer com que as telhas se adequem melhor ao estilo da edificação, ao gosto do proprietário, ao tipo de local onde será instalada, enfim, às mais variadas demandas. Isto é: além de tudo, as telhas Galvalume são versáteis.

Se você está interessado em saber mais sobre as possibilidades estruturais e estéticas das telhas metálicas, dentre as quais se inclui as telhas Galvalume, sugerimos que leia também o nosso e-book: Telhas Sanduíche: O Guia Definitivo.

Nele, você encontrará dicas decisivas para fazer as melhores escolhas em cobertura metálica para sua obra ou reforma e, por conseguinte, usufruir ao máximo dos benefícios do aço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *