Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Saiba mais sobre o corte de chapa a laser!

Existem diferentes métodos para o corte de chapas, que têm se aperfeiçoado com a tecnologia e expandido a possibilidade de trabalhos mais complexos e qualificados. O corte de chapa a laser é um deles e vem se tornando uma tecnologia mais acessível para as mais diversas demandas. A seguir vamos esclarecer algumas características importantes desse método. Confira!

O que é o corte de chapa a laser?

Laser é uma abreviação em inglês, cuja tradução significa “Luz por Emissão Estimulada de Radiação”. O corte de chapa a laser, portanto, é um processo que se utiliza de um feixe de luz de alta potência que derrete o material, permitindo variados tipos de corte e gravação.

Para visualizar seu funcionamento, um bom exemplo é o experimento que se utiliza de uma lupa sob a luz do sol, que direcionada para um ponto específico de um material, como o papel, por exemplo, resulta no aquecimento da região. É claro que a máquina de corte a laser é mais complexa e existem diferentes tipos dela.

Por que optar pelo corte de chapa a laser em vez de outros métodos?

Como já observamos, existem diferentes métodos de corte de chapa. O fato é que de acordo com as características do material, um tipo de corte pode ser mais indicado. Quando houverem diferentes possibilidades, algumas alternativas podem ser mais vantajosas do que outras. Vamos comparar o corte de chapa a laser com outras possibilidades a seguir:

Puncionamento: a principal vantagem do laser em relação a esse método é a possibilidade de realizar contornos mais complexos a partir de um programa com custo menor do que a ferramenta de puncionamento e com mais agilidade;

Oxi-corte: o corte de chapa a laser se destaca em relação ao oxi-corte por apresentar maior qualidade e precisão;

Picotamento: assim como o oxi-corte, o corte de chapa por picoteamento também tem qualidade inferior ao corte por laser;

Plasma: o corte por plasma tem um custo menor, mas o corte a laser apresenta maior precisão e velocidade.

Quando o corte de chapa a laser é indicado?

O corte a laser é indicado sempre que se desejar um trabalho mais preciso e ágil, principalmente quando se trata de formas mais complexas. Contudo, é preciso observar se as características do material são indicadas para esse tipo de corte.

De modo geral, chapas de aços não ligados, inoxidáveis de espessura fina, aços-ferramenta, alumínios com espessura até 12mm, dentre outros, apresentam bom resultado com o corte a laser.

Quais os benefícios do corte de chapa a laser?

Como já mencionamos, qualidade, precisão, agilidade e capacidade de realizar cortes mais complexos estão dentre os principais benefícios do corte de chapa a laser. Mas, além deles, podemos incluir algumas vantagens:

— Níveis muito reduzidos de deformações, ruídos e emissões de fumos;

— Redução da perda de material por ter sangria estreita;

— ZTA (Zona Termicamente Afetada) mínima;

— Sistema automatizado que possibilita o corte de figuras geométricas complexas em 2D e 3D;

— Processo de corte mais limpo, dentre outras.

Embora o corte de chapa a laser seja um dos mais versáteis e de tecnologia mais avançada no mercado, deve-se sempre avaliar a necessidade da peça conforme seu material, espessura e acabamento. Continue se atualizando sobre assuntos relacionados acompanhando a Galvaminas nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *