Qual é o modelo de portão ideal para sua casa? - GalvaMinas
Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Qual é o modelo de portão ideal para sua casa?

A fachada de uma casa é muito importante para a arquitetura de um imóvel e, consequentemente, para a sua valorização. Dentre os seus elementos de impacto está o modelo de portão.

Na realidade, a importância do portão vai além do seu efeito estético. A escolha de um modelo de portão precisa considerar, também, os níveis de privacidade e segurança necessários ou desejados pelos moradores.

Nesse contexto, existe uma diversidade de alternativas de materiais, formas, abertura e outras características que atendem a diferentes projetos e necessidades de uma casa. A seguir vamos de alguns modelos de portão a partir de seus materiais.

Portão de madeira

Os portões de madeira apresentam opções estilísticas muito interessantes e são versáteis no sentido estético. Eles podem ser naturais, pintados ou trabalhados artesanalmente com pátina, envelhecimento e outras técnicas.

São ideais para construções que combinam com um estilo mais romântico ou rústico e também são bons preservadores da privacidade. Contudo, no sentido prático podem não ser a melhor opção por sofrerem rapidamente os efeitos da exposição ao sol, chuva e outras intempéries.

Isso faz com que precisem de manutenções frequentes e, além disso, no quesito segurança eles são vulneráveis. Dessa forma, deve-se preferi-los quando houver disponibilidade de manutenção periódica e um bom sistema de segurança adicional na residência.

Portão de PVC

O PVC é um material interessante por sua pouca demanda de manutenção, mas geralmente custa mais caro e. por ser preenchido com concreto, não é interessante para aberturas automáticas. Sua estética pode ser muito agradável e delicada, inclusive imitando modelos típicos de outros materiais, como a madeira e o metal.

Portão de Ferro

O portão de ferro é muito utilizado, por ser barato e resistente. As grades e telas são os modelos mais populares nesse material. Contudo, é possível encontrar designs variados, assim como densidades que oferecem maior ou menor resistência.

Em regiões com muita umidade, tais como o litoral, um modelo de portão de ferro possivelmente não será a melhor alternativa, devido à corrosão e ferrugem. Nesse contexto, a necessidade de manutenção é recorrente.

Portão de Alumínio

O alumínio é um material leve e plástico, que oferece uma diversidade de formas para os portões. Ele é um dos materiais mais interessantes para sistemas de abertura automáticos, justamente pela leveza.

Sua resistência não é a maior dentre os metais, mas é maior do que a madeira, favorecendo o fator de segurança. Um portão de alumínio enferruja menos que o de ferro e também é mais fácil de limpar. Contudo, deve-se ficar atento à qualidade do material e de seus componentes para assegurar esses benefícios.

Portão de aço

Dentre os modelos de portões a partir de seus materiais, o aço é o mais indicado por profissionais. Isso porque ele apresenta uma gama de modelos, desde mais simples aos mais sofisticados, permitindo a acessibilidade a diferentes pessoas.

Em qualquer caso, trata-se de um material resistente, estável e que contribui muito para a segurança do local. Para potencializar a conservação de um portão de aço, ele deve ser pintado com uma tinta que previna contra o ferrugem ou, ainda, pode-se optar pelo aço galvanizado ou galvalume, que em sua composição já são mais resistentes à corrosão.

Qual modelo de portão escolher?

Conforme as características de cada material, você poderá avaliar qual o modelo de portão ideal para a sua casa. Verifique a compatibilidade com o clima, o nível de segurança do bairro e também a harmonização com a estética do local.

Aproveite para ampliar seus conhecimentos sobre o assunto lendo também o texto: Portões: 5 modelos que você precisa conhecer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *