Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Qual a diferença entre zarcão e primer?

Ao pesquisar sobre a tinta zarcão, uma das informações com a qual se irá deparar é que ela é utilizada para proteger e preparar uma superfície para receber o acabamento. Como o primer também tem essa função, surge a pergunta: qual a diferença entre zarcão e primer?

Por mais que falando de maneira simplificada a tinta zarcão e o primer possam parecer a mesma coisa, eles realmente são diferentes. A seguir vamos esclarecer sobre o assunto.

Qual a diferença entre zarcão e primer?

O primeiro elemento importante para entender qual a diferença entre zarcão e primer está na natureza de cada um. Primer é um termo geral, que significa “primário” e diz respeito a uma substância preparatória para recepção do acabamento na pintura de alguma superfície. Isso quer dizer que podem existir diferentes tipos de primers para os mais diversos tipos de tinta e superfícies.

Em qualquer caso, uma das suas principais funções é conferir espalhabilidade à tinta, melhorando o seu rendimento e potencializando aderência à superfície. Já a tinta zarcão é específica para superfícies metálicas. Ela também tem a função de preparar  a superfície para receber o acabamento mas, mais do que isso, tem a função de protege-la contra a corrosão provocada pela ferrugem.

A utilização de um primer em uma superfície metálica não terá esse efeito. Portanto, a resposta para a pergunta “qual a diferença entre zarcão e primer?” pode se sintetizar na especificidade do zarcão. Ele  seria como uma espécie de “primer” para as superfícies metálicas, embora não seja o único elemento capaz de proteger essas superfícies.

Saiba mais sobre a tinta zarcão

Além de saber qual a diferença entre zarcão e primer, você deve estar interessado em saber, também, mais sobre o zarcão. Ele se trata de um pigmento, também conhecido como mínio. O Zarcão tem como nome técnico tetróxido de chumbo, pois o óxido de chumbo está presente em sua composição.

Apesar da eficiência na proteção de diversos tipos de superfícies metálicas contra a ferrugem, a sua aplicação deve ser cuidadosa, pois trata-se de uma substância tóxica. Ademais, a tinta zarcão não é a única possibilidade para proteção dos metais contra a corrosão.

Outras técnicas que protegem os metais contra corrosão

Além de responder a pergunta sobre qual a diferença entre zarcão e primer, se você está procurando por meios de proteger superfícies metálicas, gostará de saber que existem outras alternativas menos tóxicas e até mais eficientes que a tinta zarcão.

Trata-se de técnicas que utilizam o zinco, um metal que tem menor potencial elétrico em relação ao aço e, portanto, funciona como um ânodo, concentrando o processo de corrosão. Dessa maneira o material não é corroído.

Existem diferentes tecnologias para aplicação do zinco no metal, desde resinas a processos mais complexos. O aço galvanizado, por exemplo, tem sua proteção assegurada pelo zinco.

Agora você entende qual a diferença entre zarcão e primer e ainda ficou ciente de outras maneiras de proteger as superfícies metálicas. Continue ampliando seus conhecimentos sobre assuntos do gênero acompanhando a Galvaminas nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *