Quais as funções de rufos e calhas para o telhado? - GalvaMinas
Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Quais as funções de rufos e calhas para o telhado?

funções-de-rufos-e-calhas-para-o-telhado

Toda construção, desde o momento de sua projeção até a realização da obra, demanda atenção aos detalhes, inclusive no que diz respeito à cobertura. Mesmo itens que não são considerados obrigatórios poderão fazer toda a diferença para o conforto e conservação da edificação. Este é o caso dos rufos e calhas.

Eles são itens essenciais para a finalização da cobertura da obra, pois evitam prejuízos posteriores causados pela absorção de umidade oriunda das águas de chuva, tais como: danos à pintura, infiltrações, apodrecimento das beiradas da construção, mofo, dentre outros.

Dessa maneira, mais do que detalhes, os rufos e calhas são elementos determinantes para a funcionalidade da edificação e, para que funcionem perfeitamente, é necessário conhecê-los, assim como ter atenção aos tipos, materiais, aquisição e instalação. Conheça mais sobre essas peças a seguir!

O que são os rufos e quais as suas funções?

Os rufos são peças moldadas, geralmente feitas em aço galvanizado, fixadas em pontos estratégicos a fim de evitar a infiltração de água na alvenaria ou o acúmulo de sujeira sobre o telhado. Portanto, a fixação se dá principalmente na divisa das telhas, mas também pode ser utilizada em paredes, muros, dentre outros locais.

A principal função do rufo é ser um complemento da cobertura, impedindo que a água encontre pontos de entrada no recinto. Para além do material e da modelagem, os rufos também exigem acessórios para instalação, como rebites, pregos e argamassa para a vedação das bordas.

Os dois modelos de rufos que são importantes para pensar a finalização da cobertura são os rufos de capa e os rufos de encosto.

Rufos de capa

Esse tipo de rufo é utilizado na junção entre as duas águas do telhado, funcionando como uma proteção para a alvenaria, por evitar que a água escoada se empoce ou penetre na estrutura exposta.

Rufo de encosto

Esse modelo de rufo pode ser aplicado entre o telhado e a alvenaria, impedindo a passagem da água de chuva pelos vãos e também pode ser combinado com o de capa, para ampliar a proteção da estrutura contra os prejuízos das intempéries.

O que são calhas e para o que elas servem?

Assim como os rufos, as calhas são, geralmente, produzidas em aço galvanizado ou galvalume. Elas funcionam como uma espécie de canal para coleta da água de chuva que escorre do telhado, terraço e afins.

Portanto, a modelagem de uma calha precisa levar em consideração o comprimento da estrutura, a queda de água e o tipo de telha. Sua finalidade é principalmente evitar os danos causados pela chuva na edificação e alagamentos, a partir da condução da água que escoa das coberturas.

Por que o aço galvanizado ou galvalume é o melhor material para rufos e calhas?

O motivo pelo qual os rufos e calhas produzidos em aço galvanizado ou galvalume são mais indicados é devido às propriedades desses materiais. Extremamente resistentes e duráveis, o aço galvanizado e galvalume não sofrem oxidação diante da umidade e são de mais fácil manutenção.

Eles, ainda, apresentam um acabamento de maior qualidade e são materiais personalizáveis, permitindo que as peças combinem e contribuam com a decoração da edificação, por exemplo, a partir da pintura eletrostática.

Cuidado na escolha de rufos e calhas

Já destacamos que os rufos e calhas são mais do que detalhes, sendo fundamentais para um bom acabamento da obra. Afinal, a preservação da edificação e sua funcionalidade são aspectos que, se não tratados preventivamente, exigirão ações posteriores, que podem ser muito mais onerosas e complicadas do que tomar medidas para evitar avarias.

Dessa maneira, para além de usar essas peças como acabamento no telhado, é preciso escolhê-las adequadamente. Fora a importância de um material eficiente, que já destacamos, também é preciso considerar o projeto arquitetônico e local de instalação, pois cada espaço demanda um modelo de rufos e calhas diferente.

Manutenção dos rufos e calhas

Outro elemento que exige atenção é a manutenção dos rufos e calhas, pois para que eles cumpram suas funções, é preciso que estejam em bom estado. O problema mais recorrente é o entupimento, que pode ser identificado com maior facilidade em períodos de chuva forte, a partir da análise do fluxo de água ou existência de goteiras.

Essa manutenção consiste, basicamente, em limpar os rufos e calhas, retirando possíveis fatores de obstrução, como folhas, frutos e afins, assim como conferir as vedações, assegurando que uma falha nesse acabamento não resulte em uma goteira ou infiltração.

A importância dos rufos e calhas

Apesar de não serem equipamentos obrigatórios na instalação do telhado, os rufos e calhas trazem benefícios importantes para a preservação da edificação, evitando a necessidade de reparos, reformas ou de ter que lidar com as consequências de avarias. De um modo geral, seus principais benefícios são:

  • Proteger e conservar a pintura externa das paredes, dentre outros acabamentos;
  • Evitar bolhas na pintura interna, mofo, rachaduras e outras consequências da umidade nas paredes;
  • Impedir infiltrações, cujas consequências, para além das mencionadas, podem danificar também instalações elétricas;
  • Evitar que respingos persistentes na calçada ou terra causem erosões e outras deformações;
  • Evitar água empoçada em qualquer superfície, contribuindo, inclusive, para a prevenção contra a dengue.

Agora que você sabe o que são os rufos e calhas, assim com suas funções e benefícios, não resta dúvidas de que são mais do que detalhes, mas estruturas essenciais para o perfeito funcionamento do telhado como protetor da edificação internamente e externamente.

Vale reforçar que a escolha de um fabricante especializado e confiável fará toda a diferença para que essas peças cumpram perfeitamente sua função, inclusive, devem estar de acordo com a norma ABNT NBR 10844 – Instalações Prediais de Águas Pluviais.

Se você gostou dessas informações e deseja continuar se atualizando sobre assuntos relacionados a coberturas, construções, obras, reformas, aço e afins, siga a Galvaminas nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *