Porta de aço de enrolar: como medir o espaço? - GalvaMinas
Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Porta de aço de enrolar: como medir o espaço?

porta-de-aço-de-enrolar-como-medir-o-espaço

A porta de aço de enrolar não é uma novidade. Surgida no século XX, com os avanços tecnológicos, desde os anos 80, sua versão automática já existia. Se em sua versão manual ela apresentava benefícios, como o melhor aproveitamento do espaço, com sua automatização eles só aumentaram.

Uma porta de aço de enrolar automática proporciona em seu uso praticidade, pois pode ser aberta ou fechada à distância; dispensa o esforço físico; amplia a segurança do espaço contra arrombamentos e acidentes, dentre outras vantagens.

Ao mesmo tempo, para usufruir desses atributos, é preciso atenção à qualidade da produção, material utilizado e profissionalismo na instalação, o que envolve vários elementos. A seguir vamos te apresentar um pouco mais sobre a porta de aço de enrolar e como se preparar para ter uma na sua edificação.

Composição de uma porta de aço de enrolar automática

É interessante conhecer as características de uma porta de aço de enrolar automática, não apenas para entender o que demanda a sua instalação, mas também para tornar os seus benefícios mais evidentes. De um modo geral, os componentes básicos desse tipo de porta são:

Folha da porta

O aço de melhor qualidade para uma porta de aço de enrolar automática é o galvanizado. A espessura das lâminas é variável, geralmente em torno de 0,65mm a 0,95 mm.

Acabamento

Uma vez que a porta seja feita de aço galvanizado, ela está protegida contra a corrosão, ferrugem e deformações. Portanto, pode-se optar por um acabamento natural ou, para os que preferem as cores, pintura eletrostática.

Eixo ou Rolo

Essa é a parte da porta de enrolar responsável por acolher ou liberar a estrutura da porta em sua abertura ou fechamento. Seus tamanhos e espessuras também são variáveis, dependem da extensão da porta e espessura da lâmina.

Automatizador

Esse é o equipamento que permite o acionamento da porta de aço de enrolar a partir de controle remoto. Sua potência deve ser considerada de acordo, também, como o peso da estrutura, a fim de assegurar sua funcionalidade e conservação.

Acessórios

Para acabamento e pleno funcionamento, as portas de aço de enrolar contam com outros acessórios, como soleira, guia, perfis, travas, que são essenciais ou complementares para a sua performance.

Onde usar uma porta de aço de enrolar?

A porta de aço de enrolar automática, como já mencionamos anteriormente, é muito versátil e permite instalação nos mais diversos tipos de edificação. Garagens residenciais, entradas de condomínios, lojas de shopping, estabelecimentos comerciais, fábricas, dentre outros espaços podem usufruir de seus benefícios.

Como medir o espaço para uma porta de aço de enrolar automática?

A preocupação em medir o espaço para compreender se a porta de aço de enrolar é uma alternativa, vem da ideia de que elas são padronizadas. Contudo, é possível encontrar fabricantes que confeccionam os mais diversos tamanhos de portas desse tipo, além da personalização de outras características.

De toda maneira, vamos falar sobre como pensar a dimensão do espaço para aquisição de uma porta de enrolar. Em primeiro lugar, é importante ressaltar que essa tarefa só será cumprida com êxito por um profissional. O próprio fabricante será o melhor instrutor sobre essa questão.

No mais, os componentes da porta influenciam na estrutura de medidas necessárias para a sua instalação. Geralmente, de acordo com a largura da porta, é comum que a extensão para instalação seja de 7 centímetros maior que a folha e, em relação à altura, 5 centímetros. Isto é, o espaço reservado para a porta sempre deverá ser maior do que ela.

Para mensurar o espaço que será utilizado pelo rolo da porta, por exemplo, é necessário calcular o seu peso assim como contar com um automatizador adequado a ele. Ademais, o metro quadrado da porta é calculado por sua largura multiplicada pela soma da altura e da medida do rolo. Já o seu peso é calculado a partir do metro quadrado da porta multiplicado pelo peso da lâmina somada à soleira.

Para o perfeito encaixe da porta, é preciso considerar também a posição do vão. Ainda será necessário pensar no tipo de guia que será utilizada e sua profundidade, assim como acessórios necessários.

Portanto, em resumo, somente com o auxílio do próprio fabricante e definição sobre as características da porta de aço de enrolar automática será possível mensurar as medidas precisas necessárias à instalação.

O que observar para adquirir uma porta de aço de enrolar automática?

Benefícios como maior segurança, resistência, durabilidade, praticidade, aproveitamento do espaço, dentre outros foram mencionados em relação à porta de aço de enrolar automática. Entretanto, para realmente usufruir de tais benefícios, é necessário fazer uma escolha assertiva quanto ao fornecedor e observar algumas questões fundamentais.

Meça o espaço onde a porta será instalada

Anteriormente, explicamos a complexidade das medidas para instalação de uma porta de aço de enrolar automática. Contudo, os detalhes ficarão a cargo dos profissionais. O que você precisa saber é a largura e altura do espaço para instalação, assim como a profundidade. O auxílio de um profissional ou do próprio fabricante facilitarão entender as dimensões exatas da porta e outras questões para um orçamento fidedigno.

Fique atento ao material da porta de aço

Um aço de maior qualidade, como o galvanizado, é o ideal para aquisição de uma porta de enrolar, principalmente se for para instalação em lugares externos. Verifique também a variedade de alternativas do fabricante, como tipos de chapa e pintura.

Encomende sua porta com um fabricante de confiança

Para um usufruto perfeito da porta de aço de enrolar automática, é preciso que os materiais e produção sejam de qualidade, sigam as normas adequadas e que sejam fornecidas todas as orientações para um produto final adequado às suas necessidades.

Portanto, um fabricante de confiança, disponível e que realize a instalação da porta é fundamental. Isso fará com que o investimento valha a pena, reduzindo a necessidade de manutenção e assegurando a durabilidade do produto.

Considerando a importância de escolher o lugar certo para comprar a sua porta de aço de enrolar, sugerimos que você leia também o artigo: Onde comprar porta automatizada para residência, cujas dicas pontuais e assertivas sobre o que considerar em relação ao fabricante também permitem uma ótima escolha para estabelecimentos comerciais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *