Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Planejamento de obras: conheça as 7 dicas para economizar

Todo projeto de construção envolve sonhos e expectativas, tanto por parte do cliente quanto dos profissionais envolvidos na obra. Aumentar a lucratividade de um empreendimento também é o desafio e a expectativa de quem está por trás do planejamento de obras. Para isso, quanto mais economia você conseguir fazer e seguir o orçamento previsto, maior será a lucratividade.

Uma construção enxuta é aquela que tem menos gastos. Conseguir realizar um projeto de forma econômica é sinônimo de não desperdiçar e, ao mesmo tempo, manter a qualidade. Apresentamos a você 7 dicas de como economizar dinheiro em um planejamento de obras, confira!

1. Planeje desde o início

Um projeto preciso é fundamental para todas as obras, pois é nessa fase que a construção enxuta começa. Quando o planejamento inicial é bem feito, você evita o desperdício de materiais, dinheiro e mão de obra. Prever ações auxilia para que você evite atrasos e problemas futuros, além de garantir um bom preço e qualidade. O projeto, quando bem feito, pode reduzir o valor da obra em 15%.

2. Utilizar pré-fabricados e estruturas modulares

O uso de estruturas de concreto armado e alvenaria é muito comum no Brasil. Estas estruturas podem ser substituídas por vigas pré-fabricadas, alvenaria estrutural, modulares ou estruturas metálicas. O custo dessas estruturas é inferior ao das tradicionais e a construção pode ser 30% mais rápida. Assim, a economia não é apenas com material e tempo, mas também com mão de obra.

3. Quanto vale o tempo dos colaboradores

Algumas atividades podem ser específicas e a sua empresa não ter o costume de realizá-las. Você sabe quando contratar uma outra empresa e quando fazer você mesmo o serviço? Essa questão merece ser muito bem pensada. Você deve ser capaz de encontrar o valor do seu tempo e dos profissionais que serão necessários para o projeto. Deve ser levado em conta que caso sua empresa execute o serviço, a obra pode demorar mais, sendo necessária a contratação.

Terceirizar o trabalho também pode ser uma boa ideia. Profissionais que atuam diretamente com o serviço podem encontrar melhores soluções para o projeto específico.

4. Tecnologia no planejamento de obras

Monitorar dados constantemente é necessário para que você consiga acompanhar de perto tudo que está acontecendo no canteiro de obras. Através da tecnologia, você pode ter acesso a todas as métricas importantes, como o uso de rastreamento de materiais, produtividade, uso de equipamentos e estatísticas individuais de funcionários, acompanhamento de progresso, estoque, desperdício e muito mais.

Dessa forma, você consegue observar onde estão os gargalos e, corrigindo os erros, a obra pode ficar mais eficaz e econômica.

5. Evite atrasos

Conhece o ditado “tempo é dinheiro”? Pois é, ele se encaixa perfeitamente na construção civil. O atraso muitas vezes ocorre devido ao mau planejamento, falta de materiais ou mudanças de última hora. E construção parada é sinônimo de desperdício de dinheiro, pois você gasta com mão de obra que não está produzindo.

6. Invista na sustentabilidade

Evitar o desperdício e investir em atitudes sustentáveis durante uma construção é fundamental para economizar dinheiro. Você deve ficar atento para a economia de água e economia de materiais.

Além disso, é aconselhável utilizar materiais reciclados (agregados) e não esquecer de tratar bem seu entulho. Tudo isto é pensado durante o planejamento do projeto.

7. Indicador de desperdício

A última dica que temos é que você crie um indicador de desperdícios através de cálculos. Você deve definir alguma situação como referência e identificar qual quantidade foi consumida durante essa situação. A partir daí, você divide o resultado anterior pela quantidade prevista e esse valor será o resultado percentual do seu desperdício.

Seguindo essas dicas no planejamento de obras você conseguirá obter uma construção enxuta, reduzindo os custos e maximizando os lucros. Mas preste atenção: nenhuma economia deve ser feita em detrimento da qualidade, preze por materiais que garantirão um projeto seguro. Você destaca algum outro ponto para economizar dinheiro durante a construção? Compartilhe conosco no comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *