O que você sabe sobre as telhas termoacústicas? - GalvaMinas
Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

O que você sabe sobre as telhas termoacústicas?

o-que-você-sabe-sobre-as-telhas-termoacústicas

Inicialmente adotadas principalmente em indústrias e estabelecimentos comerciais, as telhas termoacústicas tem ganhado em popularidade. Nesse contexto, muitos ouvem falar delas, mas não sabem muito bem os diferenciais que esse tipo de cobertura oferece.

Além dos atributos que o próprio nome indica, isto é, isolamento acústico e conforto térmico, as telhas termoacústicas conferem outros benefícios às edificações nas quais são instaladas. Neste artigo vamos te apresentar os principais aspectos dessa alternativa. Prossiga!

O que são as telhas termoacústicas?

As telhas termoacústicas, também conhecidas como sanduíche, são um tipo de telha metálica, composta por duas chapas de aço e um centro isolante entre elas. Trata-se de um material leve, versátil e funcional.

Por serem feitas sob medida, as telhas termoacústicas, além do uso como telhado, podem ser aplicadas também para outras finalidades, como steel frame, drywall ou até mesmo compor toda uma fachada. A seguir vamos falar com mais detalhes sobre a composição desse tipo de telha e seus respectivos benefícios.

Composição das telhas termoacústicas

As telhas termoacústicas são feitas em aço galvanizado ou galvalume em suas chapas, contendo no centro um isolante que pode ser de poliestireno expansível (EPS – isopor), poliuretano (PU), Poliisocianurato (PIR), lã de rocha ou lã de vidro.

Dentre eles, o EPS se destaca por sua eficiência como isolante térmico e acústico, em comparação a qualquer um dos outros. Em contrapartida, a lã de rocha ou de vidro é menos eficaz como isolante térmico.

A eficiência como isolante térmico dos tipos EPS, PU e PIR se comprova pelo uso deles em câmaras frias de frigoríficos, isto é: realmente são capazes de reduzir a troca de calor entre o ambiente externo e o interno, o que ainda é potencializado pelas telhas galvanizadas ou galvalume.

Aspectos da instalação de telhas termoacústicas

Assim como acontece com outros tipos de telha, existem detalhes importantes a serem conhecidos e pensados sobre a instalação das telhas termoacústicas. A eficiência deles também será determinante para a performance dos benefícios proporcionados por essa cobertura. Os principais aspectos nesse sentido são:

Alinhamento: consiste em posicionar o telhado com distâncias idênticas entre uma extremidade e outra, de modo a assegurar o seu alinhamento;

Fixação: a partir do alinhamento da telha é possível marcar os furos nos pontos certos para instalação dos parafusos. É importante observar que no caso das telhas termoacústicas os parafusos devem ter vedação e ser fixados na extremidade voltada para cima, onde não corre água de chuva. Esses detalhes evitam goteiras.

Arremates: Os arremates são acessórios utilizados para vedar os espaços entre uma telha e outra, assim como entre as estruturas. Dessa maneira, garante-se a durabilidade e funcionalidade das telhas termoacústicas. Os materiais utilizados deverão considerar as características da obra.

Diferenciais e vantagens das telhas termoacústicas

Isolamento acústico

De acordo com a densidade do isolante, uma telha termoacústica pode reduzir aproximadamente entre 20 e 40 decibéis a propagação de ruídos externos. Isso inclui também o barulho gerado pelo atrito com a telha, caso dos dias de chuva.

Conforto térmico

Conforme já observamos, os isolantes utilizados nas telhas termoacústica são ótimos isolantes térmicos. Isso se deve a baixa condutividade desses materiais, capazes de reduzir a troca de calor entre o ambiente externo e interno em até 90%.

Resistência a intempéries

As telhas termoacústicas também são retardantes de chamas, evitando incêndios. Para além disso, elas possuem resistência superior a outras telhas, devido ao uso do aço galvanizado, que não sofre com a oxidação nem se deforma com facilidade.

Não absorve umidade

As telhas termoacústicas são impermeáveis. Desde que devidamente vedadas, elas evitam a absorção de água pela estrutura da edificação, prevenindo contra infiltrações, mofo, danificação de instalações elétricas, dentre outros.

Versatilidade estética

Quem pensa que as telhas termoacústicas são sempre angulares e da cor do próprio metal, se engana. Além de possibilitar projetos ousados, por ter sua dimensão personalizada, elas podem se apresentar nas formas de bandeja ou painel, com chapa ondulada, trapezoidal, canaleta ou frisada.

Também é possível dar cores às telhas, das mais diversas, a partir da pintura eletrostática, que além de conferir vida à cobertura ou outro uso da telha termoacústica, também reforça sua resistência.

Custo-benefício

Embora possam demandar um custo maior para aquisição, as telhas termoacústicas revelam um custo-benefício vantajoso em longo prazo. Em primeiro lugar, isso se deve à resistência, durabilidade e baixa necessidade de manutenção.

Para além disso, o conforto térmico acaba reduzindo a necessidade do uso de equipamentos climatizadores, como o ar-condicionado, que consome bastante energia elétrica.

Como manter uma telha termoacústica conservada?

Como já sinalizamos, a menor necessidade de manutenção é um dos grandes benefícios das telhas termoacústicas. Para mantê-las conservadas e funcionais, desde que bem feita a instalação, é importante fazer a manutenção preventiva.

Ela consiste, basicamente, em verificar a existência de objetos em sua superfície, pois eles podem impedir o escoamento de água e causar corrosão. Fora isso, indica-se a limpeza periódica com máquina de pressão e sabão neutro.

Agora você conhece algumas das principais características e benefícios das telhas termoacústicas. Contudo, ainda é preciso ressaltar algo importante: atenção ao fabricante no caso de aquisição.

O fabricante irá influenciar em vários aspectos, desde a qualidade do material e da produção, até nas instruções quanto aos procedimentos mais adequados para manutenção e conservação das telhas.

Além disso, apesar da fácil instalação, o ideal é que ela seja feita por profissionais, com todas as informações e orientações necessárias para assegurar o perfeito alinhamento e vedamento das telhas. Assim como qualquer outra cobertura, as telhas termoacústicas exigem cuidado, mesmo que reduzido e isso será fundamental para usufruir verdadeiramente de seus benefícios.

Se você gostou de saber mais sobre as telhas termoacústicas e deseja continuar se atualizando sobre assuntos relacionados a obras, construção, ferro e aço, aproveite a oportunidade e siga a Galvaminas nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *