Estruturas Metálicas: Benefícios para as construções inovadoras - GalvaMinas
Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Estruturas Metálicas: Benefícios para as construções inovadoras

O uso de estruturas metálicas na construção civil vem crescendo bastante no Brasil. Por suas características e as inúmeras vantagens sobre elementos convencionais (como o concreto e a madeira), o aço frequentemente é associado à arquitetura contemporânea e inovadora. Neste post, vamos listar alguns benefícios. Confira:

Responsabilidade ambiental

Uma construção inovadora se preocupa com o meio ambiente. O uso de estruturas metálicas no empreendimento diminui a demanda e o impacto gerado pela produção de concreto e madeira. Além disso, o aço é o único material 100% reciclável e não perde sua qualidade quando reaproveitado.

Alívio de carga nas fundações

Ao contrário das estruturas em concreto, onde 60% da carga total corresponde ao peso do próprio suporte, as estruturas metálicas são mais leves e tornam a escolha mais vantajosa. Com peso menor, diminui a necessidade de material para sustentação. Isso reduz em até 30% o custo destinado à estrutura.

Aumento da área útil

Colunas e vigas de aço são mais finas e esbeltas que as construídas em concreto. Além disso, as estruturas metálicas por serem mais leves, precisam de menos pilares. Isso representa um aumento considerável na área livre e possibilita melhor aproveitamento do espaço. Considerando que uma das tendências das construções contemporâneas é fazer espaços cada vez mais abertos e conjugados, o uso do aço é fundamental.

[bloco_newsletter]

Flexibilidade das estruturas metálicas

As estruturas metálicas podem ser planejadas com possibilidade de expansão, o que garante uma flexibilidade de aplicabilidade. Além disso, as construções em aço se adaptam a outros materiais como concreto, madeira, tijolo, vidro e pedra.

Precisão de orçamento e construção

Por ser fabricado sob medida, a estrutura em aço precisa ser detalhadamente calculada, assim como todos os outros instrumentos e materiais necessários para a instalação. Dessa forma, o cliente vai saber exatamente o que gastará e dificilmente haverá surpresas durante a montagem.

Além disso, a unidade empregada para medir a precisão das estruturas metálicas é o milímetro, enquanto nas estruturas de concreto a medição é feita em centímetros. Isso garante a exatidão da aprumação e do nivelamento, facilitando a montagem da estrutura.

Otimização no canteiro de obras

Em construções convencionais, sempre há grandes depósitos de areia, brita, cimento, tijolos, madeira e ferragem. O desperdício em alguns empreendimentos pode chegar a 25%. O aço, por sua precisão e por dispensar o uso de alguns materiais, faz com que os canteiros recebam menos entulho. Além de reduzir o desperdício de material, isso diminui também as chances de ocorrer um acidente de trabalho.

Qualidade e segurança

Apesar de ser mais leve que o concreto e dispensar alguns materiais, a estrutura metálica nas construções fornece mais qualidade e segurança à obra. Isso porque o aço é resistente à oxidação, à ferrugem e à ação climática. Submetido ao fogo, ele ainda resiste melhor que o concreto e a madeira.

O uso do aço gera muitos benefícios e transforma as obras em construções inovadoras.Para conseguir resultados positivos, procure sempre profissionais capacitados e com experiência nessa atividade. Cada vez mais presente na arquitetura e na decoração, o metal dá um efeito diferenciado, além de gerar facilidades no trabalho. Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Comente abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *