Estrutura de aço ou madeira, qual escolher ? - GalvaMinas
Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Estrutura de aço ou madeira, qual escolher ?

Estrutura de aço ou madeira, qual escolher ?

Algumas dúvidas são comuns quando o assunto é iniciar uma obra. Dentre as mais corriqueiras está o uso de estrutura feita em aço ou em madeira para a construção de um telhado. Apesar das indagações, ambas as opções são muito utilizadas, mas existem pontos distintos que geram benefícios à construção. Saber escolher a alternativa correta é fundamental para o bom andamento do trabalho e em gastos futuros.

Qual estrutura é melhor?

A estrutura em aço pode ser utilizada em qualquer tipo de edificação, porém, ela ainda é muito associada a arquitetura industrial. Já a de madeira ainda é a preferida nos projetos, tendo como principais motivos da sua utilização a disponibilidade de mão de obra especializada e a facilidade em encontrar a matéria-prima.

– Estrutura metálica 

As estruturas em aço são instaladas com mais rapidez e geram menos resíduos. Elas podem ser idealizadas e projetadas em uma fábrica, restando apenas a montagem no canteiro de obras. Dessa maneira são executadas com mais velocidade e evita o desperdício de material. A instalação de uma armação de aço pode ser feita 3 vezes mais rápida do que a de madeira.

O custo-benefício também é outro fator relevante. Ambas as estruturas podem ser encontradas com preços equivalentes, porém, se observarmos a obra em longo prazo, as metálicas são mais econômicas. Enquanto a madeira sofre com insetos como o cupim e também com o clima, umidade e outros fatores naturais; o aço está sujeito apenas a ferrugem. Porém passando por manutenções preventivas, ele não será afetado e sua vida útil se tornará muito superior.

As estruturas metálicas também contribuem para o meio ambiente. Elas evitam o desmatamento de árvores e as suas sobras podem ser usadas para outros fins em uma obra. É possível reutilizar essa estrutura para qualquer outro trabalho, diferente da madeira, que raramente servirá para sustentar outros materiais.

[ebook_madeira_com_form]

 – Estrutura de madeira

Comum em quase todas as obras, a estrutura de madeira é muito usada por ser o costume entre os especialistas. Uma de suas vantagens é o peso em relação ao aço. Ela pode chegar a ser 1/3 mais leve. Isso gera benefícios quando a obra é realizada em terrenos de baixa resistência ou de difícil acesso.

Geralmente o carpinteiro que faz a estrutura também faz o telhado, diminuindo os custos com mão de obra. O serviço também é mais fácil de ser encontrado no mercado, gerando a possibilidade de maior quantidade de orçamentos e negociação de valores entre os profissionais.

Valor real

Pontuar benefícios levando em consideração somente o valor da estrutura não gera uma comparação real. Deve-se somar o preço da mão de obra, durabilidade, manutenção, tempo de serviço e qualidade. Alguns pontos positivos das estruturas em madeira são facilmente adaptados para as metálicas. O peso, por exemplo, pode ser equilibrado com a utilização de materiais mais leves, como as telhas termoacústicas.

Se colocarmos todos esses fatores no papel, as estruturas metálicas são mais vantajosas. Com a expansão dos grandes centros urbanos e o aumento nas demandas por novas edificações, o uso do aço vem se tornando mais tradicional, visto todos os benefícios proporcionado por ele.

Agora você já sabe que a estrutura metálica é mais vantajosa que a feita em madeira. Acompanhe o nosso blog e confira mais dicas como essa. Deixe o seu comentário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *