Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Entenda quando usar a tinta zarcão

Muitos elementos de uma casa ou construção são de metal, como portão, grades, cercas, mobiliários e afins. Embora de modo geral a durabilidade e resistência desse material seja superior a outros, dependendo de sua natureza, a ferrugem pode ser um problema. Para lidar com isso existe a tinta zarcão.

É importante prevenir as superfícies metálicas da ferrugem quando o próprio material não tem esse recurso. Isso porque a ferrugem deteriora e desgasta o metal, podendo chegar ao ponto de destruir a peça. Mas como a tinta zarcão pode ajudar?

O que é a tinta zarcão?

O zarcão, também conhecido como mínio, é um composto químico chamado tetróxido de chumbo. Em sua forma primária, apresenta-se como um pó vermelho e insolúvel, utilizado na produção de vidros, cristais, baterias e na fabricação de tintas.

A tinta zarcão tem esse nome devido ao material. Trata-se de um fundo protetor com função anticorrosiva, utilizada para uniformização e proteção de superfícies metálicas. Ela permite diversos acabamentos e apresenta um rendimento satisfatório.

Quando usar a tinta zarcão?

A tinta zarcão é indicada para proteção de superfícies metálicas para proteção contra a ferrugem. Sua aplicação forma uma película protetora de cor alaranjada, que adere a superfície e transfere para ela a resistência a corrosão. Ela pode ser utilizada tanto em superfícies internas quanto externas.

Como funciona a aplicação da tinta zarcão?

Os primeiros passos para aplicação da tinta zarcão dependem do estado da superfície metálica. Ela deverá ser preparada previamente, caso tenha ferrugem ou outras impurezas, com a lixa. Após lixar, deve-se remover os resíduos para garantir a aderência do produto. Se necessário, deve-se limpar a superfície com tíner para eliminar resquícios de outros produtos.

Dependendo da marca adquirida, a tinta zarcão deverá ser diluída com aguarrás, sendo que outros solventes não são indicados. Para aplicação, utiliza-se rolo de espuma, pincel macio ou pistola de pressão de pulverização, preferencialmente entre 30 e 35 lb/pol2. Duas demãos do produto serão suficientes.

A secagem completa da tinta para que o acabamento possa ser aplicado leva 24 horas. O ideal é aplicar a tinta zarcão em dias secos e temperatura amena, para garantir uma ótima fixação.

Cuidados na aplicação 

O zarcão é um elemento químico e tóxico. Além disso, a tinta apresenta outros pigmentos em sua composição. Sendo assim, sua aplicação deve ser limitada e cuidadosa. Como de praxe, o produto não deve ter contato com os olhos, mucosas e feridas.

Devido à variação das produções da tinta zarcão, as instruções do fabricante deverão ser consultadas antes do uso do material. Para evitar qualquer tipo de intoxicação, deve-se cuidar para não inalar o produto e usar os EPI’s necessários, como luvas, roupas adequadas, óculos e máscara.

Agora você sabe as informações mais relevantes sobre a tinta zarcão. Ela poderá ser uma grande aliada na proteção das suas superfícies metálicas. Contudo, é interessante que você saiba que existem qualidades de aço que não demandam esse tipo de proteção.

Saiba mais sobre no site da Galvaminas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *