Diferenciais da telha metálica sanduíche em relação a outras - GalvaMinas
Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Diferenciais da telha metálica sanduíche em relação a outras

A cobertura de uma edificação define suas características e apresentação estética. Para além disso, a escolha de um certo tipo de telha também determina o nível de conforto térmico e acústico dos ambientes, além de proteção contra avarias, dentre outras questões. Nesse contexto, um tipo de cobertura que tem se destacado é a telha metálica sanduíche.

Muitos desconhecem essa alternativa ou pensam que ela é adequada apenas para espaços comerciais, industriais e afins. Contudo, esse tipo de telha é muito mais versátil do que se imagina, possibilitando até outros usos além da cobertura da construção. A seguir vamos falar sobre alguns tipos de telha mais populares e te mostrar porque a telha metálica sanduíche se diferencia das demais.

Telha de cerâmica ou argila

Esse tipo de telha é bastante tradicional, tornando-se a preferida para estéticas coloniais e bucólicas. Embora ela tenha um tipo de beleza, diante da variedade de possibilidades estéticas contemporâneas, ela não combina com qualquer localização e nem é o estilo mais vantajoso para valorizar um imóvel.

Dentre seus benefícios se encontram: a resistência ao fogo, flexibilidade quanto à inclinação e durabilidade. Por outro lado, para manter a aparência e funcionalidade, a telha de cerâmica exige uma manutenção onerosa, que conforme o clima pode ser recorrente, pois ela absorve muita umidade e se quebra com facilidade. Além disso, exige uma estrutura bastante reforçada para a sua sustentação.

Telha de PVC ou plástico

A telha de PVC é, para muitos, uma novidade interessante por uma opção mais barata e possuir modelos leves, possibilitando diferentes níveis de inclinação. Mas elas possuem algumas características negativas, como uma durabilidade mediana e pouca eficiência térmica.

Telha de concreto

Semelhante às telhas de PVC em relação ao custo, as telhas de concreto tem estética parecida com as de cerâmica, com durabilidade e eficiência térmica satisfatórias, além de absorver menos água. Contudo, elas apresentam um peso considerável, o que podem dar bastante trabalho durante a sua instalação e manutenção, principalmente por serem porosas e “quebráveis”.

Telha de aço com folha simples

As telhas de aço simples são leves, feitas de chapas finas, com espessura de aproximadamente 0,43 mm a 0,90 mm, se apresentando no formato de perfil trapezoidal ou ondulado e são utilizadas principalmente para cobrir grandes estruturas, como galpões.

Elas podem ser adquiridas na cor natural ou com pintura eletrostática e conferem resistência à ferrugem e corrosão. Econômicas e de fácil instalação, as telhas de aço simples pecam pela sua ineficiência no isolamento térmico e acústico, um motivo muito forte pelo qual são indicadas apenas para espaços abertos e dinâmicos.

Telha metálica sanduíche e seus diferenciais

Podemos começar afirmando que a telha metálica sanduíche apresenta vantagens em relação às outras e vamos te mostrar o porquê. Elas também são conhecidas como telhas termoacústicas, o que já dá um “spoiler” sobre alguns de seus benefícios. A seguir vamos apresentar suas características.

Características de uma telha metálica sanduíche

Composição material

As telhas desse tipo podem ser compostas por duas placas com um material isolante entre elas, ou apenas uma lâmina superior com o isolante e fundo protegido por um filme de alumínio, caso em que são chamadas de telhas semi-sanduíche.

As placas são feitas em aço galvanizado ou galvalume, material leve, resistente, durável e reciclável. Devido ao processo de galvanização, a telha metálica sanduíche é invulnerável à oxidação e outros processos de deterioração do material em contato com o clima.

O isolante a torna mais robusta, medindo cerca de 30 mm de espessura. Ele pode ser feito em espuma, poliuretano, poliestireno ou lã de vidro. Conforme o grau de densidade, tais materiais proporcionam eficiência superior, tanto em isolamento térmico quanto acústico.

Aspectos estéticos

Como já mencionamos, a telha metálica sanduíche possui hoje versatilidade em suas possibilidades estéticas, podendo ser utilizada em diferentes projetos arquitetônicos, inclusive para além da cobertura, conferindo beleza, sofisticação e modernidade à edificação.

Ela é apresentada no formato trapezoidal, ondulado, canaleta ou chapa frisada, além de poder ser fabricada na forma de bandeja ou painel. Conforme as demandas do projeto, as telhas podem manter a tonalidade natural do aço (mais polido ou opaco), assim como em variadas cores a partir da pintura eletrostática.

Benefícios que diferenciam a telha metálica sanduíche das demais

No decorrer do texto, alguns dos benefícios da telha metálica sanduíche já foram sinalizados, contudo, aqui vamos deixar claros os diferenciais que são determinantes para perceber o valor dessa alternativa:

Isolamento térmico

A combinação entre a chapa de aço e o material isolante impede que os raios solares atravessem a superfície e garante que a temperatura externa não seja completamente transferida para o interior da edificação, proporcionando uma sensação térmica mais estável.

Isolamento acústico

Devido ao material isolante, a telha metálica sanduíche reduz os ruídos externos até em 40 decibéis, assim como reduz o barulho de atrito com o próprio telhado, devido à chuva e outras questões.

Custo-benefício

Se consideramos o conforto termoacústico da telha metálica sanduíche, somado a menor necessidade de equipamentos climatizadores, resistência às mais diversas intempéries (inclusive fogo), conservação estética e durabilidade, proporcionadas pela impermeabilidade do material e ao fato de não ser quebrável, seu custo-benefício se torna inquestionável em relação às outras.

Agilidade na instalação

Uma telha metálica sanduíche é fabricada sob medida e é um material leve, portanto, proporciona agilidade na sua instalação.

Manutenção facilitada

Por sua durabilidade e resistência, a telha metálica sanduíche já revela sua baixa necessidade de manutenção, que se resume, basicamente, à manutenção preventiva, consistindo na verificação dos locais de fixação e limpeza de calhas.

Diante de suas características e benefícios que a diferenciam de outros tipos de cobertura, a telha metálica sanduíche se mostra uma alternativa versátil, prática, durável e segura. Tanto pela qualidade do material quanto por sua modernidade, ela ainda confere a valorização do imóvel.

Os limites do seu uso e usufruto dos seus benefícios dependerão, principalmente, da criatividade e profissionalismo do projeto, assim como da boa escolha do fabricante para aquisição de uma telha metálica sanduíche. Se você gostou de saber sobre esse assunto e deseja continuar se atualizando sobre temas do gênero: siga a Galvaminas nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *