Diferença entre a telha termoacústica sanduíche e semi-sanduíche - GalvaMinas
Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Diferença entre a telha termoacústica sanduíche e semi-sanduíche

A telha termoacústica compreende vários benefícios interessantes para os mais diversos tipos de edificação. Sofisticada em sua composição, capaz de reduzir os desconfortos causados por ruídos e calor, dentre outras qualidades, ela existe em variados formatos, materiais e composição.

Essa mesma versatilidade abrange diferentes níveis de investimento financeiro para aquisição de uma cobertura termoacústica. Contudo, deve-se avaliar para além do preço, quais são as necessidades da estrutura, a finalidade do uso do espaço, dentre outras questões, para que o custo-benefício seja realmente eficiente.

A seguir vamos esclarecer sobre aspectos da telha termoacústica sanduíche e semi-sanduíche, indicando as diferenças, benefícios, funcionalidade e investimento em cada caso. Confira!

Qual a diferença entre a telha termoacústica sanduíche e semi-sanduíche

Você talvez já tenha visto que, na verdade, telha termoacústica e telha sanduíche são sinônimos. A expressão telha sanduíche vem da composição desse tipo de cobertura, que na combinação chapa de metal + isolante + chapa de metal, ganhou esse nome por lembrar um “sanduíche”. Dessa maneira, é possível já interpretar que a telha semi-sanduíche tem algo “a menos”. É realmente o que acontece. Em síntese, a diferença entre essas alternativas são:

A telha sanduíche é composta por duas chapas de aço entremeadas pelo isolante.

A telha semi-sanduíche é composta por uma chapa de aço isolante e, por vezes, com o fundo protegido por um filme de alumínio.

Cada uma delas é mais indicada para certa finalidade. Geralmente, as telhas semi-sanduíche são uma alternativa adequada para telhados embutidos, instalados sobre laje ou forro. Com um custo menor que as telhas termoacústicas sanduíche, elas também proporcionam conforto térmico e acústico, contudo, a melhor escolha é definida pela aplicação e expectativas apropriadas ao projeto. Diante disso, vamos falar mais sobre as características referentes a telha termoacústica no geral.

Composição de uma telha termoacústica

Considerando o que explicamos sobre a diferença de uma telha termoacústica sanduíche e semi-sanduíche, em ambos os casos, elas podem ser compostas por variados materiais:

Placas metálicas

As chapas desse tipo de telha são feitas em aço galvanizado ou galvalume. Trata-se de um material leve, resistente, reciclável e inoxidável. O aço galvanizado é aquele que recebe uma camada de zinco metálica, geralmente a partir do método de imersão a quente, que consiste na imersão da chapa de aço em zinco fundido. O galvalume é uma variação ainda mais resistente do aço galvanizado, que passa por um processo de revestimento com duas camadas de liga zinco-alumínio.

Material isolante

Assim como as placas, o material isolante de uma telha termoacústica sanduíche ou semi-sanduíche também conta com alternativas distintas. Com espessura variável, entre aproximadamente 30mm e 50mm, os mais utilizados são:

Espuma de poliuretano: apresenta alta densidade, o que torna muito eficiente tanto como isolante térmico quanto acústico.

Poliestireno: esse material tem duas formas, extrudido ou expandido. O Poliestireno expandido (EPS), mais popular, é também conhecido como isopor e é, geralmente, o material utilizado nas telhas semi-sanduíche.

Como funciona o isolamento térmico da telha termoacústica?

Tanto a chapa quanto o material isolante contribuem para o isolamento térmico da telha sanduíche e semi-sanduíche. As placas de aço galvalume servem como refletoras de grande parte dos raios solares.

O isolante completa o trabalho, regulando a clima ambiente, impedindo até 90% de entrada do calor do externo para o espaço interno. O resultado é uma temperatura estável e agradável.

Como acontece o isolamento acústico?

O isolamento acústico é proporcionado principalmente pelo elemento isolante da telha. Conforme o material, ele poderá reduzir a propagação de ruídos externos no interior em até 40 decibéis, incluindo o que é oriundo do próprio atrito com a telha. A telha termoacústica sanduíche é mais efetiva nesse aspecto, principalmente se utilizando do material isolante poliuretano.

Possibilidades de uso das telhas termoacústicas

A telha termoacústica, tanto sanduíche quanto semi-sanduíche, é utilizada principalmente como cobertura de edificações. Contudo, ela permite outros usos, por exemplo, como divisória, containers, estúdios, dentre outros, expandindo as possibilidades de seus benefícios.

Uma observação importante é que muitos pensam que ela se restringe ao uso industrial ou comercial, por não conhecerem sua versatilidade estética. Entretanto, fato é que as telhas termoacústicas podem compor belíssimas fachadas e projetos, tanto comerciais quanto residenciais.

Durabilidade e conservação de uma telha termoacústica

Devido às chapas fabricadas em aço galvalume, uma telha termoacústica pode durar décadas, chegando até a 50 anos com a devida instalação e manutenção. Além disso, é um material 100% reciclável.

A grande vantagem é que a manutenção da telha não é nada complicada, consistindo basicamente da remoção de objetos resíduos que comprometam sua eficiência, atentando para o devido escoamento da água de chuva e fazendo uma limpeza periódica com água e sabão neutro.

Aparência das telhas termoacústicas

Embora a versão mais conhecida das telhas sanduíche e semi-sanduíche seja a trapezoidal em sua cor natural, ela também pode ser fabricada em outros formatos, como o ondulado ou chapa frisada.

Além disso, a partir da pintura eletrostática, pode-se ter uma telha termoacústica nas mais diversas cores, sendo as principais: amarelo, branco, verde, azul, bege, vermelho, dentre outras tonalidades.

Soma-se aos benefícios estéticos das telhas termoacústicas o fato de serem feitas sob encomenda, permitindo que tenham dimensões diversas, capazes de se adequar mesmo aos projetos arquitetônicos mais ousados.

Conclusão

Por todos os aspectos que apresentamos sobre a telha termoacústica sanduíche e semi-sanduíche, ela também envolve, nos dois casos, um custo-benefício relevante em comparação a telhas de outros materiais. Em primeiro lugar, sua instalação é ágil e limpa, permitindo a economia de tempo e custo com mão de obra.

Devido à estabilidade do clima interior, economiza-se, por exemplo, com ar-condicionado, ventilador e equipamentos do tipo. Fora isso, por sua resistência, durabilidade e menor necessidade de manutenção, além da modernidade que emana do material, valoriza-se a construção.

O importante para usufruir de todos os benefícios de uma telha termoacústica, sejam quais forem suas particularidades, é procurar um fabricante realmente especializado, com tecnologias atualizadas e de confiança, tanto para aquisição quanto para instalação.

Continue se atualizando sobre assuntos relacionados a materiais de construção seguindo a Galvaminas nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *