Decoração com metalon: versátil, moderna e inspiradora! - GalvaMinas phần mềm quản lý tài chính ลงทุน ขาย chuyển khoản từ vib sang vietcombank indicator บอกเทรน quỹ mở techcombank
Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Decoração com metalon: versátil, moderna e inspiradora!

O metalon é uma peça-chave na composição de estruturas metálicas no geral. Contudo, o uso do material extrapolou as suas finalidades práticas e a decoração com metalon se tornou uma tendência, principalmente em interiores.

A versatilidade, leveza e resistência do material tem proporcionado a criação de peças extremamente elegantes, que conferem um toque único ao ambiente. Além disso, a decoração com metalon pode ser feita a partir de um ótimo custo benefício, garantindo a sofisticação do resultado.

Oferecido principalmente nos formatos de tubo quadrado e retangular, o metalon também pode ser encontrado no formato de tubo redondo. Para utilizá-lo, basta se planejar, dar asas à criatividade e escolher dentre as alternativas de acordo com o seu projeto.

A ideia te seduziu? Então se prepare, porque tem muito mais sobre a decoração com metalon para te encantar! Confira!

As vantagens da decoração com metalon

O metalon é um tubo produzido em aço carbono, material resistente e durável. Em contrapartida, é leve e limpo, permitindo a construção de objetos dos mais diversos tamanhos e para finalidades variadas sem dar muito trabalho.

Embora muitos pensem que essa alternativa não dê certo em regiões com alta umidade, como as litorâneas, até para esse contexto existe alternativa. Pode-se adquirir o metalon galvanizado ou Galvalume, isto é, com proteção reforçada contra a oxidação.

Diante dessas características, a decoração com metalon é válida tanto para ambientes internos quanto externos. Sendo assim, pode-se tanto fazer uma reforma com a decoração reforçada pela versatilidade do material em pontos estratégicos da construção ou, também, construir móveis e objetos para compor o local.

Outro ponto vantajoso da decoração com metalon é a gama de estilos que ele atende. Se você pensa que, por exemplo, uma decoração rústica ou romântica não pode usufruir do metalon, está enganado. O trabalho de design e a escolha acertada do formato e espessura do tubo é que farão a diferença.

Portanto, a decoração com metalon pode viajar no tempo, sugerindo desde influências góticas até a elaboração de ambientes clean e modernos. Em qualquer dos casos, a combinação entre beleza e funcionalidade é o segredo para usufruir ao máximo do material.

Outro ponto forte que não poderíamos deixar de mencionar é a praticidade para manutenção e higienização do metalon. Além de facilitar readaptações e interação com outros materiais, por exemplo, diante de uma reforma ou repaginada na decoração ele ainda exige apenas uma higienização simples para se manter ‘novo’.

Como usar o metalon na decoração?

Já indicamos algumas maneiras de usar o metalon na decoração. Mesmo assim, nada como trazer mais detalhes para aflorar a inspiração, certo? Vamos lá!

Associe decoração com metalon e reciclagem

Além de todas as vantagens que mencionamos, o metalon, como todo aço, é um material reciclável e sustentável. Que tal amplificar isso e investir em uma decoração consciente?

Nesse caso, para os mais diversos objetos, basta associar os tubos de metalon com materiais recicláveis, como a madeira de demolição, que nada mais é do que a madeira reaproveitada de móveis ou elementos construtivos.

Existem locais específicos para resgatar essas peças e arrasar no seu projeto de decoração com metalon.

Objetos de decoração do tipo “do it yourself”

Do it yourself (DIY) é um conceito querido por muitas pessoas. Afinal, um objeto se torna ainda mais apreciável quando é personalizado e idealizado pela própria pessoa.

Na decoração com metalon, aquilo que pode ser feito pela própria pessoa depende apenas do quanto ela se familiariza com os equipamentos necessários, que podem ser muito simples, como solda, abrasivos, primer e EPIs.

Outra maneira é encomendar parte do projeto em uma serralheria e apenas concluí-lo em casa. Objetos de decoração menores e mais simples, a exemplo de luminárias, cestas, vasos, mesas de canto, caixas, suporte para plantas e afins podem facilmente adotar essa abordagem e unir a decoração a um delicioso hobby.

Móveis planejados

Os móveis planejados são a tendência mestra da decoração com metalon. Eles podem ser desde mobílias independentes, como mesas de centro, camas, cadeiras e afins, quanto associados à estrutura da casa, caso dos suportes, bancadas, closets e outros.

Essa alternativa, inspirada no estilo escandinavo, traz um ar de sofisticação e arrojamento ao ambiente, com um custo-benefício relevante em comparação às estruturas de madeira.

Detalhes no interior ou exterior da casa

Para além das sugestões anteriores, o limite para a decoração com metalon está apenas na criatividade do projeto. Com finalidades apenas estéticas ou combinado com algum uso funcional, pode-se projetar detalhes feitos com esse material nas áreas interna e externa da casa.

É o caso das já utilizadas estruturas expostas, colunas, detalhes em portões, coberturas, varandas, dentre os mais diversos. Um exemplo interessante são projetos que utilizam o metalon para as instalações elétricas, deixando os canos à mostra.

Dê vida e proteção à sua decoração com metalon: use um primer!

Usar o metalon natural é uma opção que pode funcionar bem em certos ambientes. Contudo, embora o aço carbono e, principalmente, o metalon reforçado pelo processo de galvanização assegurem a durabilidade, resistência e a estética do material, o seu uso pintado é bastante popular.

Além de dar vida à decoração, a partir da combinação de cores ou contrastes estratégicos, a pintura também oferece uma camada extra de proteção ao aço. Para isso, deve-se utilizar um material apropriado e de qualidade. Uma dica é o primer da marca Resol, específico para o aço carbono.

Ele é anticorrosivo, elaborado com materiais nobres, proporcionando ótima aderência à superfície, excelente cobertura, alto rendimento e secagem rápida. Fora isso, basta escolher sua tonalidade favorita: cinza claro, cinza escuro, preto, vermelho óxido, branco, verde, laranja ou azul.

Como foi possível perceber, o metalon pode ser utilizado em basicamente qualquer lugar, o que torna a decoração com metalon uma escolha certeira para combinar estética e funcionalidade.

Exploração geométrica, combinação com outros materiais, a exemplo da madeira e do vidro e uma iluminação assertiva podem transformar todo o ambiente com apenas alguns toques!

A facilidade e versatilidade da decoração com metalon pode ser estratégica, particularmente, para reformas que se pretendam enxutas e bem-sucedidas. Mas não só de decoração se faz uma reforma, certo? Se você se interessa pelo assunto, leia nosso e-book: Reforma boa é reforma eficiente: Tudo o que você precisa saber antes de reformar a casa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *