Construções mistas: Estruturas metálica e alvenaria – GalvaMinas
Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Construções mistas: Estruturas metálica e alvenaria

A construção civil utiliza diversas formas para construir edificações. As mais conhecidas são as estruturações feitas em metal e de alvenaria. Apesar de serem materiais totalmente diferentes, geram resultados positivos e podem se associar para criar ainda mais benefícios para a obra. Conhecidas como construções mistas ou híbridas, essa técnica une as qualidades dos dois materiais e gera diversos benefícios para todos os envolvidos no trabalho.

Antigamente era comum ver os dois tipos de estruturas separadas, com profissionais de ambos os lados defendendo um tipo de material. Atualmente, os profissionais concordam em trabalhar com ambos e exploram as qualidades que cada um pode oferecer.

Estruturas metálicas

As estruturas metálicas se adequam a qualquer tipo de material. Por serem mais leves e resistentes, são tradicionais em edificações de diversos países e estão sendo bastante usadas no Brasil. Os materiais são feitos sob medida, evitando desperdício de matéria-prima e de dinheiro. Através das chapas de aço, diversos materiais são desenvolvidos, fazendo com que o metal seja utilizado não somente na construção civil, mas em quase todos os segmentos existentes.

Estruturas de concreto

O concreto é muito conhecido e utilizado em nosso país. As formas tradicionais de construção utilizam o material em praticamente todas as fases de uma obra. Com ele não é possível gerar alguns benefícios que o metal apresenta, como economia de material e produção sob medida, porém, também é uma ótima opção para as estruturações em diversos segmentos.

[bloco_newsletter]

Vantagens das construções mistas

As construções mistas trazem diversos benefícios para as edificações feitas somente em alvenaria. As vantagens são reais tanto para a edificação quanto para a fase de obra. O ideal é utilizar as vantagens presentes em cada um dos materiais e uni-las a favor do empreendimento.

Unindo materiais

Uma dúvida comum é como unir os materiais para criar uma edificação mista. As combinações acontecem de diferentes formas e podem ser escolhidas de acordo com as necessidades do projeto. O profissional leva em consideração fatores como tipo de obra, local onde será feita a construção, orçamento, mão de obra e tempo disponíveis.

As combinações podem ser feitas, por exemplo, com o apoio de vigas de aço a elementos de lajes pré-fabricadas, paredes pré-moldadas, coberturas metálicas apoiadas por pilares pré-moldados, perfis pré-moldados estabilizados por estruturas metálicas, acabamentos interno e externo de paredes de alvenaria e outros.

A união das vantagens dos dois tipos de materiais torna a obra mais segura, resistente e econômica. Essa utilização garante maior vida útil para as edificações e um retorno financeiro mais rápido.

Essas são as construções mistas. Os benefícios do metal e do concreto, quando combinados, agregam positivamente. Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe o seu comentário abaixo.