Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Conheça 6 aplicações do aço na construção civil

Aplicações do Aço na construção civil

Atualmente, existem mais de três mil tipos de aço identificados. Essa versatilidade faz com que ele seja um produto de destaque no cenário internacional para as mais diversas finalidades. Com isso, as aplicações do aço na construção civil se amplificaram, ganhando espaços e usos cada vez mais robustos, chegando a ser o material predominante em algumas construções.

A seguir, vamos listar algumas possibilidades de aplicações do aço na construção civil e outras informações úteis sobre o assunto. Confira!

1. Aplicações do aço na construção civil de edifícios

Na construção de grandes edifícios comerciais, com múltiplos pavimentos, particularmente de hotéis, o aço tem sido utilizado principalmente na forma de estruturas metálicas isoladamente ou mistas, combinadas com concreto.

Essa escolha reflete principalmente a preocupação em otimizar o retorno sobre o investimento. O uso do aço, nesse sentido, é interessante por contribuir para a redução dos custos e do prazo da obra. Além disso, o empreendimento imobiliário poderá gozar de possibilidades mais amplas para a arquitetura.

2. Construtoras em busca do selo verde

Prezar pela sustentabilidade e medidas que prejudiquem menos o meio ambiente tem sido valorizado pelo mercado e pelos clientes. Diante disso, uma das razões que estimulam as aplicações do aço na construção civil é justamente a sustentabilidade oferecida pelo material.

Isso porque o desperdício na construção que utiliza a estrutura metálica é consideravelmente reduzido, além do fato do aço ser 100% reciclável.

3. Restauração de patrimônios históricos

As aplicações do aço na construção civil têm ganhado espaço na restauração de patrimônios históricos, pois o material viabiliza o aumento da capacidade de suporte de carga. As estruturas de aço permitem, por exemplo, conciliar a preservação de fachadas originais, a reconfiguração de espaços internos e o reforço da construção.

4. Aplicações do aço na construção civil em obras de infraestrutura

Essa é, possivelmente, uma das principais e mais visíveis aplicações do aço na construção civil. Estruturas externas como pontos, estações de transporte, arenas esportivas e afins têm esse material como preferido. A precisão geométrica, estética atemporal e agilidade de execução são algumas das características que tornam os itens metálicos excepcionais para a construção de grandes estruturas.

5. Fábricas, indústrias e centros de distribuição

Construções desse gênero demandam elevadas metragens e vãos generosos. Para isso, é necessário reduzir a carga estrutural e obter agilidade na montagem. Por esses e outros motivos o aço é o material preferido para essas obras, pois suporta cargas elevadas e possibilita um melhor aproveitamento do espaço.

6. Aplicações do aço na construção civil de habitações

Mais recentemente do que nos outros casos, o uso do aço também tem ganhado espaço na construção de residência. Um dos casos comuns é na construção de habitações de interesse social. O motivo é a redução de custos, somada a qualificação da estrutura, racionalização de materiais e mão de obra, menor prazo de execução.

Outras construções residenciais ou edificações menores, por outro lado, têm explorado as aplicações do aço na construção civil, também por outros motivos. Além das qualidades mencionadas, uma estética moderna e arrojada pode ser elaborada a partir do uso do aço à mostra.

É possível encontrar obras emblemáticas que se utilizaram do aço em sua construção, como o Museu do Amanhã (RJ) e a Torre Morumbi (SP). O fato é que as aplicações do aço na construção civil têm mostrado muitas vantagens em diversos níveis devido à versatilidade e evolução do material, e a tendência é que cresça cada vez mais.

Você pode se manter por dentro de assuntos como esse seguindo a Galvaminas nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *