Como evitar a corrosão do aço - GalvaMinas
Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Como evitar a corrosão do aço

A exposição excessiva do aço ao ambiente é um dos principais motivos pelo qual ocorre a corrosão. Esse problema causa uma deformação no metal, anulando então seus princípios. O responsável pelo projeto deve verificar qual o tempo de exposição e definir qual melhor ambiente para armazenamento do metal.

Optar por materiais resistentes ou métodos de proteção é uma ótima alternativa para evitar que ocorra a deterioração.

Como evitar a corrosão do aço?

  • Evite o contato com água: O contato com a água prejudica diretamente o aço. O ideal é que se faça um projeto que tenha o controle de umidade e da luminosidade do local. Quando se tem uma baixa umidade, são raros os casos em que o aço se decompõe. Existem dispositivos disponíveis no mercado capazes de controlar o clima, gerenciando os níveis de umidade do ar, fazendo então com que o ambiente fique adequado para a melhora do desempenho do aço.

  • Uso de materiais resistentes à corrosão: O aço inox é bem resistente, já que ele possui propriedades inoxidáveis. O alto custo é compensado pela durabilidade do produto. Existem também no mercado o aço galvanizado que é um produto que contém uma camada de zinco para proteção, e o aço galvalume que é composto por silício, alumínio e zinco, sendo um material ideal para evitar a corrosão em ambientes abertos.

  • Cuidado com a superfície: Existem pinturas que servem para a proteção, já que é criado uma camada em cima do aço, protegendo-o dos agentes externos. São chamados de inibidores, reduzindo gradativamente o risco de corrosão. Para a realização desse procedimento é necessário que o material esteja seco e limpo.

É possível eliminar a corrosão?

Mesmo seguindo as orientações é possível que a ferrugem apareça, porém existem métodos para serem utilizados contra essa ação química, amenizando então os impactos negativos no metal.

Um ponto importante é que o aparecimento de corrosão no aço implica diretamente nas suas propriedades, sendo que a remoção da ferrugem é uma forma de manutenção preventiva para impedir que ela se alastre, não sendo capaz então de prejudicar a sua estrutura interna. Caso a área atingida for muito grande é aconselhável considerar a substituição da peça por outra nova.

Utilização de soluções ácidas para remoção da ferrugem em áreas menores

O vinagre pode ser utilizado para a restauração da sua peça corroída. O indicado é utilizar uma solução com água e vinagre durante a noite, ao amanhecer é indispensável que se utilize papel alumínio para raspar a área danificada. Outras misturas também podem ser utilizadas, tais como água com limão ou com ácido fosfórico; além de produtos específicos encontrados em lojas de materiais de construção.

Utilização de abrasivos em áreas maiores

A utilização de esmeril ou lixa é muito indicada para conter corrosão em áreas maiores. Após a raspagem, o ideal é pintar o local com produto específico inibidor de corrosão, prevenindo para que os problemas não voltem a aparecer.

Existem várias maneiras para evitar e contornar a corrosão do aço. Se você tem alguma dúvida ou já usou outro método para evitar corrosões, compartilhe nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *