Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Como escolher o tipo de corte de chapa certo?

O corte de chapa pode ser executado de diferentes maneiras. O projeto das peças solicitadas será o primeiro ponto de referência para definir o tipo de corte a ser realizado. Para além disso, outro fator que influencia na escolha é a qualidade final desejada para a peça.

As diferentes empresas que oferecem esse serviço poderão disponibilizar mais ou menos diversidade de possibilidades para o corte, de acordo com seus recursos tecnológicos. A seguir vamos falar de algumas delas e quais especificidades eles trazem para o corte de chapa.

Corte de chapa a laser

O equipamento que realiza esse tipo de corte tem um mecanismo que concentra feixes de luz altamente focalizados. Eles compõem uma espécie de lâmina, que é o que realiza os cortes no aço. Considerando o custo-benefício, essa alternativa é interessante principalmente para o uso em chapas finas, que fiquem aproximadamente entre 0,5 mm e 10 mm de espessura.

Corte de chapa plasma

Essa técnica pode ser utilizada em qualquer material que conduza eletricidade. Dessa maneira, é uma alternativa para o corte de chapas de metais ferrosos e não ferrosos. Elas podem cortar metais com até 160 mm de espessura dependendo da tecnologia da máquina. Contudo, o custo-benefício é mais interessante para chapas com espessura entre 10 mm e 25 mm.

Oxicorte

Esse método para o corte de chapa utiliza um jato de oxigênio puro, que é lançado na área a ser cortada. Isso promove uma formação de óxidos líquidos de metal, que se trata de uma reação exotérmica potente, cuja produção de calor é suficiente para romper o aço. Contudo, essa alternativa só é interessante para os casos em que não houver necessidade de um acabamento refinado.

Corte de chapa por jato d’água

Essa alternativa é capaz de cortes versáteis e permite cortar ou perfurar chapas de aço com até 300 mm de espessura. Seu funcionamento consiste na geração de pressão de água, que é convertida a uma velocidade correspondente a quatro vezes a velocidade do som. Materiais abrasivos, como o coríndon e a sílica compõem a mistura do corte por jato d’água.

Cisalhamento ou Guilhotina

O cisalhamento, mais conhecido pelo nome do equipamento utilizado para o seu tipo de corte (guilhotina) é realizado colocando-se a chapa a ser cortada entre duas facas de corte em aço especial. O aparelho funciona como uma guilhotina: encaixando-se o objeto a ser cortado na parte inferior e realizando o movimento de cadência da parte superior, o que concretiza o corte.

A qualidade do acabamento do corte de chapa realizado na guilhotina irá depender da sofisticação da máquina. Ela também apresenta a limitação de fazer apenas cortes em ângulo reto. Portanto, é indicada para trabalhos mais simples, em chapas não muito finas e que não exigem grandes acabamentos.

Esses são alguns tipos de corte de chapa e suas indicações de uso. Como você deve ter percebido, a tecnologia do equipamento utilizado também é um fator importante no resultado final do corte. Para além disso, a qualidade da empresa que o realiza é igualmente relevante. Você já utilizou alguma dessas sugestões? O que achou dos resultados? Deixe um comentário com a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *