Características e vantagens da telha galvalume sanduíche - GalvaMinas
Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Características e vantagens da telha galvalume sanduíche

A cobertura de uma edificação assegura a preservação da sua estrutura, o conforto do ambiente e a composição estética do espaço. Portanto, sua escolha é muito importante e, uma das alternativas que acumula qualidades para cumprir todos esses requisitos é a telha galvalume sanduíche.

Composta de duas ou três camadas, essa telha conta com uma estrutura que proporciona estabilidade à temperatura, reduz ruídos e é capaz de se auto conservar mesmo exposta aos fenômenos climáticos.

A seguir, nós vamos te mostrar porque a telha galvalume sanduíche é tão funcional e todos os benefícios que ela oferece!

Tipos de telha galvalume sanduíche

Existem dois principais tipos de telha galvalume sanduíche:

Simples: composta por uma telha superior feita em chapa de aço galvalume, material isolante e a parte inferior forrada em alumínio;

Dupla: compõe-se por duas telhas feitas em chapa de aço galvalume, com o centro preenchido por material isolante.

Características de uma telha galvalume sanduíche

Placas metálicas

Como já foi mencionado, as placas são feitas em aço galvalume, trata-se de um material leve, resistente e durável.

Isso se deve ao processo onde o aço galvalume é revestido por duas camadas da liga metálica zinco-alumínio, resultando em um aço ainda mais resistente e durável do que o galvanizado.

Assim como a telha galvalume sanduíche pode ser constituída por mais de um tipo de placa, o material isolante também permite diferentes composições. Com uma espessura que varia entre 30mm e 50mm, a composição do isolante é encontrada, principalmente, nos seguintes materiais:

Espuma de poliuretano: material produzido a partir de uma reação química. Apresenta alta densidade e baixo coeficiente de condutibilidade térmica, proporcionando isolamento térmico e acústico.

Poliestireno: esse material pode ser encontrado de duas maneiras: extrudido (alongado) ou expandido, sendo o último também conhecido como Isopor (EPS). Ambas as versões podem ser utilizadas na telha galvalume sanduíche e proporcionam conforto térmico e acústico.

Lã de vidro ou rocha: embora sejam similares, a lã de vidro ou de rocha tem níveis de eficiência diferentes. Enquanto a lã de vidro é um melhor isolante térmica, a lã de rocha tem maior isolamento acústico, é mais densa e resistente ao fogo.

Aspectos estéticos

A versatilidade estética de uma telha galvalume sanduíche é um dos aspectos que surpreende muita gente, uma vez que conhecem apenas as versões mais simplificadas das telhas metálicas.

Contudo, a telha galvalume sanduíche pode apresentar diferentes tamanhos e formatos, como o trapezoidal, ondulado, tipo canaleta ou chapa frisada, nos modos bandeja ou painel, o que também amplia suas possibilidades de uso.

Feita sob encomenda, ela também pode ser produzida em várias cores e tons, permitindo que a cobertura se adeque aos mais diversos estilos arquitetônicos. Soma-se à performance estética o fato de que a pintura eletrostática amplia as propriedades de durabilidade, resistência e eficiência das telhas galvalume.

Aplicações da telha galvalume sanduíche

Embora a telha galvalume sanduíche seja aplicada principalmente como cobertura, isto é, em telhados, ela também permite outros usos. É possível utilizá-la para dividir espaços internos ou externos, ao modo steel frame ou drywall. Ainda, ela pode servir para selar paredes ou constituir divisórias, exercendo uma função simultaneamente funcional e decorativa.

Benefícios da telha galvalume sanduíche

Por suas características de materiais e composição, as telhas galvalume sanduíche apresentam vantagens relevantes, principalmente quando comparadas com coberturas em outros materiais. Alguns dos seus principais benefícios são:

Isolamento acústico

Conforme a qualidade do isolante que compõe a telha sanduíche, ela pode isolar de 20 a 40 decibéis dos ruídos externos, inclusive no que diz respeito ao barulho decorrente do atrito com a telha, como em caso de chuva.

Conforto térmico

Eficiente particularmente para evitar o aquecimento dos ambientes, uma telha galvalume sanduíche pode isolar até 90% do calor oriundo do ambiente externo, proporcionando um clima agradável e estável no interior da edificação.

Sustentabilidade

Além do fato de o aço ser um material 100% reciclável, não é apenas nesse caso que a telha sanduíche se mostra uma escolha sustentável. Por reduzir a troca de calor entre o ambiente externo e interno, ela acaba gerando economia por diminuir a necessidade de uso de climatizadores, como o ar-condicionado.

Segurança e conservação da edificação

As estruturas de uma construção podem sofrer danos consideráveis se a cobertura não estiver saudável. A absorção de umidade, por exemplo, pode gerar infiltrações, danificar pinturas, papéis de parede e, até mesmo, azulejos. Há, ainda, o risco de dano às instalações elétricas e hidráulicas, móveis e, não menos importante, à saúde.

Por ser resistente, não quebrável e durável, a telha galvalume sanduíche proporciona maior estabilidade e segurança, não apenas à cobertura, mas a toda a edificação. Além de evitar infiltrações e outros danos oriundos da absorção de água, ela também protege as instalações contra o fogo, por ter elementos que retardam as chamas.

Fácil instalação e manutenção

A qualidade superior das telhas sanduíche em aço galvalume reduz a necessidade de manutenção da cobertura, exigindo apenas a limpeza periódica das calhas e verificação das ligaduras. Fora isso, sua instalação é prática e ágil, uma vez que elas são pré-fabricadas e feitas sob medida.

Diante de todas essas informações sobre a telha galvalume sanduíche, estamos certos de que, no mínimo, essa alternativa de cobertura despertou a sua curiosidade. Pensando na importância da escolha de uma cobertura realmente eficiente para edificação, a fim de assegurar um futuro sem dores de cabeças, vamos trazer aqui, para finalizar, duas dicas.

A primeira é que, na aquisição de uma telha galvalume sanduíche, é fundamental contratar um fabricante de confiança, de modo que você realmente usufrua dos benefícios que ela oferece. A segunda é um convite a conhecer mais sobre essa alternativa, com todos os seus detalhes e vantagens. Como? Acessando o nosso e-book: Telhas sanduíche: o guia definitivo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *