Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

A tecnologia na construção civil aumenta a produtividade!

A tecnologia na construção civil

Como todos nós já sabemos, a tecnologia tem como principal finalidade facilitar a nossa vida. Atualmente ela ganha todos os campos e faz parte do nosso dia a dia. A tecnologia na construção civil é presente desde seus primórdios. Hoje em dia, nós não pensamos muito nisso, mas até a ferramenta mais simples utilizada na construção é uma forma de tecnologia.

Nos dias de hoje, contudo, nós continuamos a ter novidades e muitas delas poderão fazer toda a diferença na produtividade da obra. A seguir, vamos te apresentar algumas dessas novas tecnologias que poderão te auxiliar nesse sentido.

Modelagem e impressão 3D

A modelagem e a impressão 3D são duas ferramentas que representam muito bem como a tecnologia na construção civil pode ajudar na produtividade. A partir da modelagem, é possível visualizar os modelos prévios tridimensionais da obra em qualquer lugar.

Dessa maneira, é possível corrigir e alterar o projeto até que fique perfeito. Já a impressão 3D permite o uso de pré-fabricados, que reduzem o tempo de construção, são sustentáveis e precisos.

Veículos autônomos

Veículos autônomos parecem produtos de ficção científica, mas já são uma realidade. Como tecnologia na construção civil, esse recurso irá dispensar mão de obra com a operação dos veículos e realizar de uma maneira mais precisa e segura as suas funções. Recursos como controle de velocidade, definição de rota e absorção de impactos são alguns dos previstos para esses novos equipamentos.

Drones

Os drones podem ser utilizados para ampliar e agilizar a inspeção do canteiro de obras, por exemplo. Assim, a frequência e extensão do acompanhamento se torna mais eficiente, possibilitando uma maior prevenção de erros ou antecipação das correções necessárias.

Estações robóticas

Essas estações podem ser operadas remotamente, permitindo o alcance de medidas mais precisas, inspeções mais rápidas, dados disponibilizados em tempo real e redução do índice de erro. Essa é uma tecnologia na construção civil de fácil aplicação, que poderá contribuir muito para reduzir o “retrabalho”.

Tecnologia na construção civil: materiais

Bioconcreto

O bioconcreto é um material que se utiliza do trabalho de uma bactéria para regenerar suas próprias fissuras. Embora ele não seja uma invenção tão recente e essa função seja muito benéfica para o ramo da construção, sua comercialização ainda é difícil de ser encontrada no Brasil.

Estruturas mistas de aço e concreto

Ainda no âmbito dos materiais de construção, o uso de estruturas mistas em aço e concreto é considerado uma tecnologia na construção civil capaz de auxiliar na produtividade. O motivo disso é o aço ser um material mais sustentável e resistente do que a madeira, que antes era a mais usada.

Dentre outros benefícios, uma estrutura metálica pode ser fabricada em outro local e, posteriormente, apenas montada na obra, facilitando e agilizando o processo de construção.

Apesar de todos os benefícios que pode trazer, sendo a produtividade apenas um deles, a tecnologia na construção civil ainda tem muito o que avançar no Brasil. Muitos materiais, funcionalidades e equipamentos não são encontrados com facilidade, são muito caros ou não são adotados pelas construtoras.

E você, o que acha sobre o assunto? Como pensa que esse contexto poderia mudar? Deixe um comentário com a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *