A importância das calhas e rufos para os dias de chuva – GalvaMinas
Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

A importância das calhas e rufos para os dias de chuva

Quando uma obra está em construção, todos os detalhes devem ser bem analisados para que não ocorram problemas futuros. Estar bem atento quanto a necessidade das calhas e rufos é muito importante, pois as mesmas são essenciais para manter a qualidade do serviço que foi feito.

As calhas são canais que tem a função de captação de águas das chuvas que correm nos telhados. Algumas obras não necessitam, mas quando a água não tem para onde escoar, as calhas passam a ser fundamentais. Elas servem para proteger as estruturas das obras, pinturas, evitar erosão da terra, e também são utilizadas para quem pretende reaproveitar a água da chuva.

Os rufos são peças moldadas e fixadas em um local estratégico para evitar que a água infiltre nos muros, eles são realmente grandes protetores de paredes e muros expostos à água da chuva. Sem a utilização dos mesmos, sua parede terá menor durabilidade, provocando também infiltrações, bolhas, mofos, além de estragar a pintura.

Principais vantagens das calhas e rufos

  • Proteger o reboco externo;
  • Evitar alagamentos, rachaduras e corrosões nos terrenos;
  • Evitar apodrecimento dos muros ao redor das construções;
  • Evitar danificação das calçadas e dos jardins;
  • Proteger as áreas internas de respingos.

Modelos de calhas e rufos

Existem diversos modelos de calhas, algumas são mais comuns, como as de PVC, que tem preços mais acessíveis, mas não suportam uma elevada quantidade de chuva. Existem também as calhas de alumínio, que são mais resistentes durante as chuvas, elas não enferrujam possibilitando assim mais tempo de vida útil. Além de tudo isso, o cliente pode optar pela personalização da mesma, escolhendo a cor que mais combine com seu telhado ou parede.

Os rufos podem ser fabricados em chapa de alumínio, aço galvanizado, PVC ou zinco. Existem dois modelos: os rufos de capa, que são utilizados na junção entre as duas águas do telhado; e os rufos de encosto, que são aplicados entre o telhado e a alvenaria.

Dicas importantes

Após definir corretamente qual modelo usar, o proprietário deve ficar extremamente atento quanto a manutenção das calhas e rufos. O problema mais comum é o entupimento, então é necessário fazer a limpeza constantemente, retirando possíveis frutos, folhas e sujeiras. Caso não realize esse procedimento, anulará suas finalidades, trazendo assim mais problemas como umidade, vazamentos e até mesmo proliferação do mosquito da dengue.

No momento das fortes chuvas é que se deve fazer a inspeção das calhas, analisando então como está o fluxo da água sobre os dutos. É necessário também verificar se existem goteiras, pois elas podem acontecer devido à falha no funcionamento das calhas.

Como citado no texto, as calhas e rufos são de extrema importância para as suas obras. Você ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.