6 motivos para usar perfil e metalon na decoração - GalvaMinas
Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

6 motivos para usar perfil e metalon na decoração

Voiced by Amazon Polly

O uso do aço na arquitetura e no design tem o seu marco na construção da Torre Eiffel, em 1889. Desde então, as estruturas metálicas têm evoluído em suas aplicações funcionais e estéticas, com o destaque atual para o uso do perfil e do metalon na decoração.

Com o passar do tempo, o uso do aço para fins decorativos tornou-se mais ousado e versátil diante do auxílio das tecnologias, que conferem ao metal maior resistência contra a oxidação e outras intempéries, além de precisão nos projetos.

As amplas possibilidades do aço permitem abarcar diferentes modos construtivos e estilos, variando do ambiente clássico ao despojado, com interferências no interior e no exterior da edificação.

Para entender a popularidade do uso do perfil e do metalon na decoração com estruturas metálicas, é preciso entender um pouco sobre esses materiais.

Os perfis são vigas metálicas fabricadas em aço resistente, como o galvanizado ou galvalume. Seus contornos remetem a letras do alfabeto, possibilitando o encaixe das peças. São amplamente aplicados nas fundações e coberturas dos projetos com estruturas metálicas.

Igualmente, o metalon também é muito utilizado para esse fim, mas com outra mecânica, uma vez que consiste em tubos de aço carbono com costura, nos formatos quadrado, retangular ou redondo.

A simplicidade, funcionalidade e qualidade dessas peças permitem que elas ganhem usos muito mais diversos do que os tradicionais. Não é à toa que o perfil e o metalon na decoração têm conquistado projetos de todos os gostos!

Vamos falar mais sobre o assunto!

Inspirações para o uso do perfil e metalon na decoração

O uso do perfil e metalon na decoração pode compreender desde projeções a partir das próprias estruturas metálicas até a construção de objetos e mobílias para a casa. Veja algumas inspirações dessa tendência!

Estruturas aparentes combinadas com vidro

A combinação entre o perfil ou metalon com vidro confere à edificação um visual limpo, arrojado e com ampla iluminação natural. É ideal para projetos que serão realizados em locais com vista e bastante natureza!

A combinação pode parecer simples, mas com o trabalho dos detalhes, pode resultar desde um visual que articula o clássico ao contemporâneo, até propostas sóbrias ou futuristas.

Estrutura e tubulações aparentes no interior

Uma alternativa interessante para os que se identificam com um estilo descolado e urbano é projetar as tubulações elétricas com metalon, para que fiquem aparentes, e combiná-las com exibições estratégicas da estrutura metálica, a exemplo de colunas de perfil.

Colunas, correntes e sucatas

Os aficionados pelo retrô podem dar um toque especial na exposição das estruturas, combinando-as com o uso de sucatas e correntes metálicas em pontos estratégicos para compor a decoração. Ateliês, bares, pubs e vários outros estabelecimentos comerciais poderão encher os olhos do público com essa ideia.

Prateleira e divisória de ambientes

Nos projetos de conceito aberto, pode-se usufruir do perfil e do metalon na decoração, combinando funcionalidade e beleza. Ambientes compactos, como lofts e estúdios, se beneficiam particularmente dessa alternativa.

O uso inteligente do metal nessas edificações permitirá algum nível de privacidade e organização, por exemplo, a partir de divisórias que são simultaneamente prateleiras. Essa alternativa ainda favorece a distribuição de ventilação e iluminação pelo espaço.

Mobiliário

Para além das novas construções e reformas, as estruturas metálicas podem fazer parte dos seus planos. A construção de móveis planejados ou peças avulsas com o metal também são uma alternativa viável e sofisticada.

Esse uso tem se tornado uma tendência no design de interiores, explorando o perfil e metalon na decoração combinados com madeira de lei, vidros, dentre outros materiais.

Objetos decorativos

E como os detalhes fazem toda a diferença, objetos decorativos pontuais também podem ser estruturados a partir do metalon. Pode-se adornar luminárias, elaborar cubas, caixas, cestos, suportes ou esculturas em metal para enriquecer a decoração. Em todos os casos, a escolha assertiva da iluminação fará toda a diferença.

6 razões para usar perfil e metalon na decoração

Só a gama de possibilidades do uso desses materiais na decoração já é um motivo para adotá-los. Mas é conhecendo melhor seus benefícios que o perfil e o metalon se tornam alternativas irresistíveis! Vamos aos principais.

1. Resistência e segurança

O aço é um material estável, que apesar de leve, comporta muita carga e não se deteriora com facilidade. Com os avanços tecnológicos, existem alternativas que o tornam ainda mais resistente, como a galvanização, que o protege contra a oxidação.

2. Durabilidade

Seja em um projeto completo ou para decoração, o aço é escolha para uma vida. Sua durabilidade pode chegar a 50 anos.

3. Fácil conservação

Higienizar e manter suas peças de perfil ou metalon na decoração é bem simples. Basta utilizar água e sabão, sempre cuidando em retirar objetos que possam reter umidade e sujeira das superfícies, quando for o caso.

4. Versatilidade

Embora a versatilidade tenha ficado implícita em tudo o que dissemos, há uma vantagem relevante relacionada a essa qualidade das estruturas metálicas: é possível criar estruturas amplas e limpas, proporcionando o melhor aproveitamento do espaço.

Soma-se a isso a receptividade do aço à combinação com outros materiais. Não é demais dizer que com o perfil e o metalon na decoração é possível fazer quase tudo!

5. Uso natural ou pintado

Os tratamentos para proteção e personalização do aço são diversos. Além da alternativa em usar o perfil e o metalon na decoração ao modo natural, o que geralmente transmite uma atmosfera mais sóbria, também é possível dar cores ao projeto.

Uma pintura de qualidade pode reforçar ainda mais a resistência do material e garantir os toques estéticos adequados ao estilo desejado. As tintas Resol são uma ótima alternativa para esse fim, pois são elaboradas com matérias primas nobres, contam com excelente aderência, cobertura e secagem rápida.

A marca conta com as linhas Galvisol, voltada para aço galvanizado, Primer e Zarcão, indicadas para ferro e aço carbono. As cores são diversas, basta escolher: cinza claro e escuro; preto; vermelho óxido; branco; verde; laranja ou azul.

6. Custo-benefício e flexibilidade

Estruturas metálicas são leves e, portanto, quando escolhidas como modelo construtivo podem proporcionar uma economia de até 30% nos custos com as fundações, além de reduzir o tempo de execução das obras em até 40%.

Unindo custo benefício com sustentabilidade, o aço é um material 100% reciclável e sua flexibilidade, já mencionada, favorece a execução de reformas diversas, com agilidade e precisão!

Escolha o fornecedor certo e usufrua de todos os benefícios do perfil e metalon na decoração

Para concluir, devemos alertar que o usufruto de todos os benefícios funcionais e estéticos do uso de perfil e metalon na decoração depende, também, do fornecedor. É fundamental contar com uma marca confiável, especializada, que respeite as normas e padrões de qualidade do material.

Se, além disso, você quiser contar com uma parceira que sempre te oferecerá as melhores soluções de acordo com o uso que fará do aço, por exemplo, acabamentos sofisticados para peças expostas, o tipo ideal do aço, dentre outras orientações que só uma especialista pode dar: conte com a Galvaminas!

Entre em contato e faça um orçamento conosco das suas ideias para usar o perfil e metalon na decoração!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *