5 Ideias para inovar na decoração de interiores utilizando o aço - GalvaMinas phí chuyển tiền liên ngân hàng ยืนยันตัวตน iq option sdt vpbank hủy thẻ tín dụng citibank msb hội sở
Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

5 Ideias para inovar na decoração de interiores utilizando o aço

5 Ideias para inovar na decoração de interiores utilizando o aço

O aço tem sido usado em diversas construções e projetos para produção tanto de estruturas externas quanto internas. Muitas vezes esses elementos já contribuem para a decoração de interiores quando ficam expostos.

Com criatividade e desenvolvimento tecnológico, as alternativas para decorar com aço aumentaram. Antes, encontrávamos principalmente mobílias externas feitas em aço ou, então, móveis empresariais e industriais que nem sempre apresentavam uma estética agradável.

Agora, essas possibilidades se ampliaram e é possível aproveitar os benefícios do aço em peças para decoração de interiores. Os mais diversos estilos de ambiente são contemplados pelas possibilidades desse material.

Nesse artigo você encontrará informações valiosas sobre decoração de interiores com o aço, envolvendo as melhores qualidades de aço para esta finalidade, tipos de corte e acabamento ideias, dentre outras informações. Continue!

Por que usar aço na decoração de interiores?

O aço é um material versátil, que apresenta diferentes tipos, sempre proporcionando resistência e durabilidade. É possível utilizá-lo em seu aspecto natural ou pintado, o que amplia os estilos de ambiente que ele atende.

A decoração de interiores com aço demonstra ousadia, bom gosto e um elevado senso de modernidade. Outro ponto interessante desse material é o seu nível de sustentabilidade, considerando que ele é 100% reciclável e, também, o seu excelente custo benefício.

Há uma diversidade de aços no mercado, assim como de modos de trabalhá-lo. A seguir vamos apresentar algumas alternativas mais interessantes para a decoração de interiores.

Quais são os tipos de aços mais utilizados?

Como você deve saber, existem diferentes tipos de aço. Essas variações dizem respeito aos processos pelos quais eles passam, que resultam em mudanças nas suas propriedades e aparência, por exemplo, conferindo maior resistência, durabilidade ou modificando sua textura.

Entre essas possibilidades, os preferidos, não somente para construção e acabamento, mas também para a decoração de interiores são:

Aço galvanizado ou Galvalume

Esses tipos de aço passam por um processo de revestimento em zinco e outras ligas metálicas que o reforçam com propriedades anticorrosivas e antioxidantes.

Devido a essas propriedades, eles sofrem menores impactos resultantes de agentes climáticos como locais mais chuvosos ou com maresia. Portanto, eles apresentam uma vida útil maior que os demais, principalmente o Galvalume.

Além disso, o aço galvanizado e o Galvalume são mais leves, fáceis de manusear, promovem conforto termoacústico e demandam baixa necessidade de manutenção.

Aço corten

Conhecido também como aço patinável, o aço corten chama a atenção principalmente por sua cor avermelhada e textura com aspecto enferrujado. Na verdade, entretanto, ele não possui ferrugem, apenas uma camada de pátina constituída por óxido a partir do contato com o ar e ações do tempo.

Esta camada se torna uma barreira protetora contra corrosão, tornando o aço corten cerca de três vezes mais resistente que o aço comum. Ele demanda baixa manutenção e pode ter sua durabilidade ampliada com a aplicação de uma camada de verniz.

Aço pré-pintado

Como o nome já diz, trata-se de um aço pré-pintado, mas suas qualidades não se resumem a isso. Antes da pintura, o material sofre um complexo processo de tratamento, realizado em várias etapas.

Esse processo envolve um revestimento químico rigorosamente controlado e a pintura é realizada com técnica e tinta especiais. Após esse tratamento, o aço pré-pintado apresenta maior durabilidade, resistência a intempéries, padrão estético diferenciado, dentre outros benefícios.

Para um melhor acabamento das peças em aço

Além do tipo de aço, é importante que suas peças sejam bem acabadas em todas as etapas. Graças às novas tecnologias, hoje é possível fazer peças amplas em extensão e com detalhes precisos.

Um dos recursos interessantes para decoração de interiores utilizando o aço é optar pelo corte a laser, que permite trabalhar detalhes minuciosos e proporciona um acabamento impecável.

O corte a laser consiste basicamente em um forte feixe de luz de alta potência, que ao ser lançado sobre o material, o derrete, permitindo a criação de diversos tipos de cortes, padrões e gravações nas chapas de aço, alcançando trabalhos mais detalhados e complexos feitos sob medida.

Agora que você sabe sobre as alternativas mais interessantes para decoração de interiores com ao, confira algumas ideias para te inspirar e tirar os projetos da gaveta!

Aqui estão 5 ideias de decoração de interiores com aço para te inspirar!

Falamos um pouco sobre as propriedades e benefícios do aço, particularmente dos preferidos para uso externo e interno. Agora, vamos pensar em como isso se manifesta na prática a partir de 5 ideias de decoração de interiores com esse material!

1. Estantes e prateleiras

Você pode substituir as tradicionais estantes de madeira ou compensado por peças feitas em aço. Esteticamente as possibilidades são diversas. Pode-se criar prateleiras simples  ou ao modo industrial, combinando com a cor dominante da decoração de interiores, contribuindo para um ambiente clean.

Por outro lado, é possível projetar peças barrocas, mais ricas em detalhes e que atendem a um ambiente clássico, romântico e acolhedor. Outras abordagens são possíveis e, em qualquer uma delas, você se livra de cupins, deformações, quebra e outros problemas dos das estantes de madeira.

2. Painéis

Painéis em aço são peças simples e que podem transformar radicalmente a decoração. Eles podem ser utilizados para instalação de TVs, quadros, porta retratos, dentre outros usos. O aço corten é uma ótima pedida para esse tipo de peça em ambientes mais arrojados e sofisticados.

3. Móveis e acessórios para cozinha ou banheiro

Os cômodos mais úmidos e sujeitos à contaminação na casa podem usufruir muito dos benefícios do aço galvanizado ou galvalume. Em cor natural ou pré-pintada, o aço protegido contra corrosão não se deteriora com a umidade e, além disso, favorece a limpeza e desinfecção.

4. Mobiliário

Qualquer móvel de uma casa pode ser feito em aço: bases e cabeceiras de cama, mesas de centro e de jantar, balcões, cadeiras, armários, cabide de piso, suporte para plantas ou objetos, dentre outras possibilidades. Por ser tão versátil e maleável, o aço permite a produção de formas e designs inusitados, além de todos os benefícios que já observamos.

5. Artigos de decoração

Por fim, com o aço e uma dose de criatividade é possível a criação de peças únicas, com design personalizado e dar um toque artístico no local. Divisórias trabalhadas com padrões, vasos de planta, lustres, recipientes decorativos ou, simplesmente, peças artísticas. Artigos como esses valorizam e reforçam a personalidade do ambiente.

Conclusão: 

Como você pôde conferir, o uso do aço na decoração de interiores oferece benefícios estéticos e práticos, como maior durabilidade, resistência à avarias, leveza e versatilidade.

Se interessou pela decoração com aço? Então, amplie seus conhecimentos sobre o assunto lendo o nosso artigo: Decoração com metalon: versátil, moderna e inspiradora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *