Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

4 dicas para construção e reforma eficientes

Construção e reforma são duas coisas necessárias em algum momento da vida. Embora elas gerem empolgação com a mudança ou a concretização de um novo ambiente, elas também trazem desafios.

O orçamento e efetividade da construção e reforma estão entre as principais preocupações de quem deseja ou precisa investir nelas. Nesse sentido, para que tudo ocorra da melhor maneira possível, é preciso ficar atento a certas questões. Vamos falar sobre algumas delas!

1. Visualize e registre o que você quer da construção ou reforma

 As ações de construção e reforma demandam a busca por profissionais, planejamento, compra de materiais, dentre outras questões. Correr atrás disso sem saber exatamente o que quer pode ter graves consequências, como um orçamento inadequado, perda de tempo dos profissionais (muitas vezes pagos por hora), desperdício e/ou falta de materiais, dentre outras.

Sendo assim, o primeiro passo para ter sucesso na construção e reforma é ter bem definidos seus desejos e necessidades. Assim, quando for começar a colocar tudo em prática, saberá quem e o que procurar.

2. Contrate profissionais competentes para construção e reforma antes mesmo do planejamento!

O “spoiler” do título indica o nosso próximo ponto e um dos principais: planejamento! Contudo, esse elemento fundamental para ter bons resultados na construção e reforma será ainda mais eficiente se elaborado junto a um profissional.

Para planejar uma reforma é preciso ter conhecimento em uma série de detalhes relacionados a prazos, materiais, imprevistos e questões afins. Só um profissional com conhecimento naquilo que você precisa poderá te ajudar a elaborar uma projeção realista de cada etapa necessária.

Sabemos que a contratação de um profissional nas áreas de arquitetura e engenharia pode sair muito caro. Para muitos isso não é uma opção. Entretanto, existem alternativas nesse contexto, como a busca de profissionais recém-formados, em processo de finalização do curso ou cooperativas.

Em qualquer situação, é importante considerar o que você precisa na construção e reforma, pois em alguns casos é necessário regularizar os procedimentos ou executar atividades mais complexas, de modo que a contratação de um profissional experiente ou construtora será inevitável.

3. Elabore um planejamento, cronograma e orçamento inicial

Com auxílio do profissional, é hora de planejar! O planejamento é fundamental para que se possa prever prazos, custos e acompanhar as ações da construção ou reforma. Jamais pule essa etapa.

Um planejamento deve ter alguns elementos básicos, como data de início e término de etapas da construção ou reforma. Junto ao planejamento, portanto, deve-se desenvolver um cronograma com datas mais precisas. Para isso, é importante já mensurar prazos de fornecedores e dos profissionais para execução de cada ação.

O orçamento também entra nesse momento. Embora ainda não seja o “valor final”, você deve pesquisar a média de valores de materiais e mão de obra, de modo a ter uma noção do gasto total e avaliar sua realidade orçamentária. É interessante sempre acrescentar uma porcentagem, de aproximadamente 10%, devido a imprevistos.

4. Escolha os materiais com inteligência

Ao investir em construção e reforma é importante pensar em longo prazo. Aproveite que você pode e procure fazer escolhas sustentáveis, tanto no que se refere ao processo da obra quanto em seu resultado final.

Explore alternativas que ofereçam boa iluminação natural, conforto termoacústico, aproveitamento de energia natural, materiais recicláveis e afins. Ainda que algumas dessas medidas possam custar um pouco mais imediatamente, em longo prazo representarão economia.

Por fim, a eficiência da construção e reforma também depende da sua escolha de fornecedores. Além do preço, avalie a reputação, qualidade e compromisso de quem escolher. Lembre-se que quanto mais materiais se negocia com o mesmo fornecedor, melhores as alternativas de negociação.

E já que estamos falando de construção e reforma, aproveite para ler também o artigo: Amplie sua casa com estruturas metálicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *