4 coisas que você precisa saber sobre a chapa galvanizada - GalvaMinas
Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

4 coisas que você precisa saber sobre a chapa galvanizada

A chapa galvanizada tem se popularizado como alternativa para as mais diversas finalidades. Além de um material versátil, ela apresenta diversos benefícios para quem a utiliza, como durabilidade e resistência a intempéries climáticas.

É interessante, contudo, saber mais sobre a diferença desse material em relação ao aço comum. Afinal, o que faz com que a chapa galvanizada seja tão especial? A seguir vamos te apresentar algumas de suas características!

1. No que consiste o processo de galvanização?

A chapa galvanizada tem esse nome por passar pelo processo de galvanização. Ele consiste em uma espécie de blindagem do aço da chapa a partir de uma camada de zinco ou outros metais nobres. A partir disso, ela se torna cerca de 20 vezes mais resistente e durável do que uma chapa de aço comum.

Portanto, o processo de galvanização também garante que essa chapa demande menor manutenção. Além da chapa galvanizada, a chapa de aço Galvalume também é uma ótima alternativa, ainda mais resistente e durável por receber um processo de proteção mais rico.

Para decidir qual é a melhor alternativa entre as duas é necessário avaliar as necessidades da construção, condições climáticas do local e, a partir disso, visualizar o melhor custo-benefício.

2. Então a chapa galvanizada é…

Como explicamos anteriormente, ela é a chapa de aço que passou pelo processo de galvanização. Diferentes tipos de aço podem passar por esse processo para que tenham maior qualidade.

Mais do que isso, a chapa galvanizada conta com uma estrutura lisa e brilhante, que pode ser explorada tanto in natura quanto pintada, conforme os tipos de acabamento. O material tem ótima receptividade ao pigmento por sua textura.

3. Aplicações da chapa galvanizada

É muito comum o uso delas na confecção de portões de garagem, por sua eficiência diferenciada em ambientes externos. Contudo, a versatilidade do material permite o seu uso para as mais diversas finalidades, tais como:

— Ar-condicionado;

— Proteção de sistemas de isolamento térmico e acústico;

— Fachadas diversas;

— Telhas, calhas e rufos;

— Containers, dentre outros.

4. A chapa galvanizada e Galvalume também precisam de cuidados

Apesar de apresentarem resistência e proteção diferenciadas, as chapas galvanizadas e Galvalume também precisam de cuidado. É preciso armazenar adequadamente as peças até que sejam utilizadas e evitar o seu contato com componentes alcalinos ou que contenham cobre ou chumbo.

Os elementos de ligação e montagem devem ser sempre específicos para o material, preferencialmente adquiridos com o mesmo fornecedor. Também é muito importante que a montagem do que se for construir com a chapa galvanizada seja realizada com um especialista.

Além disso, como no caso de qualquer material, deve-se assegurar de que se está adquirindo a chapa galvanizada com uma fornecedora confiável e especialista no assunto, que não apenas garanta a qualidade do material, mas também possa instruir sobre seu uso e características.

Cuidados como esse vão certificar que você usufrua de todos os benefícios da chapa galvanizada, seja qual for o fim a que ela será destinada. Se você deseja explorar ainda mais os benefícios do uso do aço galvanizado, conheça também sobre as telhas sanduíche lendo o nosso e-book.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *