12 Acessórios indispensáveis para instalação de telha sanduíche - GalvaMinas
Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

12 Acessórios indispensáveis para instalação de telha sanduíche

Voiced by Amazon Polly

Embora a instalação de telha sanduíche deva ser realizada preferencialmente  por profissionais, é interessante se precaver com a aquisição de alguns acessórios que são essenciais para este momento.

Em todo caso, você vai descobrir a seguir que muitos dos instrumentos úteis para a instalação da telha sanduíche têm inúmeras outras funções e aplicações, sendo úteis, por exemplo, para possíveis manutenções, reformas ou aproveitamento de materiais em aço.

Para seguir com a leitura, tenha sempre em mente que é preciso verificar os materiais indicados conforme o tipo e marca da telha, além da adequação para o trabalho com aço. Agora, prossiga!

Acessórios que não podem faltar na instalação da telha sanduíche

A grande importância dos equipamentos que iremos listar e da atenção às especificidades é garantir uma instalação perfeita, sem danificar a cobertura. Dessa maneira, assegura-se a proteção da edificação e usufruto de todos os benefícios das telhas sanduíche. Vamos lá!

1. Parafuso auto brocante

Os parafusos são o que exige menor custo no orçamento da instalação de telha sanduíche. Entretanto, a importância dessa peça é inversamente proporcional, afinal, são eles que garantem uma vedação adequada da cobertura e, por isso, devem ser escolhidos com muito cuidado e atenção.

Os parafusos auto brocantes são os ideais para ter de sobra, pois são adequados para telhas metálicas, união de chapas, perfis e fixação de madeiras com aço ou alumínio. Eles também podem ser utilizados para fixar placas de gesso acartonado, montagem de paredes divisórias, forros, revestimentos e afins.

Uma das razões para ter parafusos extras para instalação da telha sanduiche é que, caso algum seja danificado durante a instalação, ele deverá ser trocado. Diante da versatilidade do material, certamente, só trará benefícios ter uma reserva.

2. Broca para aço

Assim como no caso dos parafusos, o uso de brocas adequadas para o aço e indicada pelo fabricante da telha é fundamental para preservar a cobertura, já que peças inadequadas poderão deteriorar a cobertura e comprometer a instalação da telha.

Nem é preciso dizer que as brocas para aço poderão ser aproveitadas para inúmeras tarefas, como instalação ou montagem de móveis de aço e, se for necessário, a manutenção das telhas, reformas e afins.

3. Rebites

Os rebites também são componentes fundamentais para instalação de telha sanduíche, sendo o POP e o hermético os principais modelos utilizados. Trata-se de uma peça de acabamento, aplicada na finalização frontal, instalação de cumeeiras e demais complementos da telha.

Eles deverão ter dimensões adequadas às instruções do fabricante e indica-se que sejam fixados com o rebitador alicate ou manualmente, a fim de evitar amassar a cobertura metálica.

4. Eletrodo

Os eletrodos são acessórios para a máquina de solda, determinantes para a qualidade do acabamento realizado com esse equipamento. Portanto, na aquisição, deve-se observar as indicações e especificações dos eletrodos conforme as ligas metálicas, funções e fineza do resultado final.

5. Porta eletrodo

Como o nome indica, o porta eletrodo é um acessório essencial para os equipamentos de solda. Deve-se observar o seu desempenho e rendimentos para a aquisição. Assim como os eletrodos, ele não só é importante de ter em mãos para instalação da telha sanduíche, como é extremamente útil para trabalhar acabamentos das mais variadas peças em metal, consertos e semelhantes.

6. Discos de corte e desbaste

Para um acabamento fino e completo, é sempre bom ter discos de corte e desbaste à disposição. Eles são utilizados com esmerilhadeiras e apresentam uma gama de opções em nível de qualidade do acabamento, desempenho, espessura, precisão e geração de calor.

Portanto, deve-se ter discos adequados para funções distintas com bastante cuidado, ainda que alguns deles apresentem finalidades múltiplas. Além do corte e acabamento de materiais ferrosos, eles também poderão servir para a abertura, limpeza, preparação e montagem de tubulações.

7. Ponteiras

As ponteiras são peças feitas de plástico resistente, como o PVC, polietileno de alta densidade, ou plástico injetado. Com um design limpo e funcional, elas têm a função de proteger as pontas de tubos e metalon nos formatos redondo, quadrado e retangular.

Elas poderão ser internas ou externas, conforme as necessidades da aplicação. Além de úteis para acabamentos na instalação da telha sanduíche, elas podem ser usadas para outras finalidades, como a proteção de elementos estruturais contra a entrada de lixos e insetos ou para proteger o piso ante o uso de móveis metálicos.

8. Martelo de borracha

Observamos anteriormente que os acessórios adequados são fundamentais para preservar a cobertura durante a instalação da telha sanduíche. Diante disso, o martelo de borracha será um parceiro indispensável, pois é absolutamente inviável utilizar um martelo comum para esta finalidade ou para o trabalho com chapas metálicas no geral.

9. Zarcão e Primer

O zarcão e o primer são alternativas para proteção de peças metálicas contra a corrosão e, embora as telhas galvanizadas já contem com uma ótima resistência, esses materiais poderão ser utilizados especialmente para fins estéticos.

Em comparação ao zarcão, o primer adequado para o uso em aço tem a vantagem de, geralmente, contar com uma gama maior de cores e oferecer um melhor acabamento.

10. Luvas de proteção

O uso de EPI ‘s não pode faltar para instalação da telha sanduíche. Junto aos parafusos, ele é o mais indispensável, mesmo quando as peças vêm prontas apenas para a montagem, afinal, a segurança é essencial em todos os momentos. 

11. Máscara e lente de solda

Uma máscara de solda e lentes extra são relevantes, também, de se encontrarem disponíveis na ocasião da instalação das telhas metálicas. Afinal, de nada adianta ter a solda e os eletrodos sem poder utilizá-los com segurança!

12. Botina antiderrapante

Botinas com alta densidade na composição, antiderrapantes, resistentes ao desgaste e preferencialmente com biqueira são indicadas para a instalação de telha sanduíche. Dessa maneira, evita-se acidentes no processo.

Preciso de todos esses acessórios na instalação de telha sanduíche?

Em primeiro lugar, devemos alertar que ainda poderíamos listar mais alguns acessórios interessantes de se ter à disposição durante a instalação de telha sanduíche. A dificuldade de fazer uma lista generalista é que eles podem variar, conforme já observamos, de acordo com o material, marca e fabricante.

Fora isso, a resposta à pergunta varia de acordo com a resposta à outra pergunta: quem vai instalar a telha? É certo que as pessoas responsáveis por esse processo deverão ter ao alcance os acessórios listados e até outros!

Contudo, já sinalizamos, e você com certeza percebeu, que esses materiais podem ser utilizados para várias outras finalidades, e serão bem-vindos à caixa de ferramentas de qualquer pessoa que realiza pequenos consertos, reformas, manutenções ou tenha como hobby a elaboração de peças e móveis para decoração.

Nunca é demais advertir que a instalação de telha sanduíche deve sempre contar com profissionais especializados, para que seja segura e bem-sucedida. Continue se informando sobre coberturas metálicas e assuntos semelhantes: siga a Galvaminas nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *