Vergalhão: como usá-lo na obra – GalvaMinas
Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Vergalhão: como usá-lo na obra

O vergalhão de aço é uma barra usada na construção civil com o objetivo de reforçar as estruturas de concreto como vigas, lajes e pilares. Ele pode ser aproveitado dobrado ou como barra longitudinal, tudo vai depender da necessidade da obra. O vergalhão possui vários tamanhos e espessuras, variando normalmente em barras de 12 e 18 metros.

A superfície do produto pode ser lisa ou nervurada. Os vergalhões nervurados alcançam com maior facilidade o concreto, aumentando a aderência, podendo então prevenir alguns problemas como rachaduras. Percebe-se que eles são essenciais para a realização de uma obra.

Como é feito o vergalhão?

Ele é feito após a realização de um processo de laminação em temperatura elevadíssima.

Como prevenir a corrosão dos vergalhões

Uma alternativa é protegê-lo por meio de imersão a quente ou por galvanização. Esses procedimentos provocam camadas de revestimentos de zinco ao redor do aço, prolongando assim sua vida útil.

O vergalhão galvanizado faz com que a manutenção das estruturas de concreto seja feita depois de um longo período, evitando também problemas como rachaduras e manchas de óxido.

Quais modelos de vergalhões existentes no mercado?

Eles são vendidos nas categorias CA- 50, CA- 60 e CA- 25.

CA-50

São produzidos com a superfície nervurada, o qual tem mais aderência ao concreto. Eles são diferenciados por proporcionar a solda a topo. São comercializados em barras retas de 12 metros. Possui resistência equivalente a 500 MPa.

CA- 60

Ele é conhecido pela alta resistência, sendo também nervurado. É indicado para a produção de vigotas de lajes pré-fabricadas, pré-moldadas, treliças, etc. São vendidos em rolos que pesam aproximadamente 170 kg, contendo 12 metros, possui resistência de 600 MPa.

CA-25

Esse modelo possui a estrutura lisa, sendo comercializado também em barras com comprimento de 12 metros. Ele pode ser soldado em todas as bitolas, sendo utilizado como barra para pisos, bem como em outras aplicações nas obras. Possui característica de resistência de 250 MPa.

Como utilizar os vergalhões?

As estruturas necessitam dos vergalhões para serem erguidas, mas a quantidade necessária será definida na fase do projeto da edificação. Você precisará de alguns materiais como:

  • Serra de corte;
  • Cabo de aço;
  • Rebar;
  • Formas de concretos.

É necessário instalar formas de acordo com o projeto arquitetônico. O vergalhão deve ficar entre as duas peças de madeira, sendo assim deve manter o padrão até que a base seja toda forrada com vergalhões. O excesso de vergalhões deve ser cortado cerca de 6 polegadas abaixo do topo planejado do pé.

Após a estrutura ser montada, chega o momento de despejar o concreto nas formas de acordo com o projeto do arquiteto.

Utilizar materiais de qualidade é sempre um diferencial para manter a boa estrutura das obras, portanto não faça economia que trará prejuízos maiores futuramente. Você ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.