Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Tipos de estrutura metálica mais usadas nas construções rurais

O uso do metal é recorrentemente associado ao meio urbano, devido a evidente exposição desse material nas mais diversas construções e estruturas. No entanto, o uso do aço também é muito utilizado nas construções rurais, particularmente nas atividades agrícolas.

Vamos apresentar alguns tipos de estrutura metálica utilizados em construções rurais para que você possa se atualizar sobre o assunto.

Pavilhões Agrícolas

O pavilhão agrícola é um espaço fechado e amplo, geralmente de maior dimensão horizontal, lembrando um “vagão” de trem. O espaço é construído de acordo com a finalidade, que vai desde a conservação de hortaliças até a concentração de animais.

Galpões Agrícolas

Assim como o caso do pavilhão, os galpões são tipos de estrutura metálica que devem considerar as suas principais finalidades na hora da construção, para definição de critérios relacionados à ventilação e outras peculiaridades. São estruturas amplas e fechadas. A modelagem da estrutura geralmente é em forma de pirâmide, arco, umbrela e afins.

Armazéns Agrícolas

Enquanto o galpão e o pavilhão necessitam de maior movimentação no ambiente, os armazéns são feitos com a finalidade de guardar. Portanto, é um espaço acessado com uma periodicidade mais previsível.

Eles devem ser construídos considerando as características daquilo que será armazenado e o tempo previsto entre o armazenamento e a retirada, de modo que a estrutura atenda aos fatores de conservação do estoque.

Silos

Os silos são estruturas longitudinais, geralmente cilíndricos ou cônicos, utilizados para armazenamento de alguma produção agrícola que ainda não foi separada e embalada, tais como grãos e biomassa.

As especificidades das estruturas são definidas de acordo com a sua finalidade. De modo geral, o mais importante é que o silo ofereça a conservação qualificada do produto armazenado e facilidade para encher, esvaziar e drenar a umidade em caso de chuva ou limpeza.

Cercas, telhas, calhas, escadas e outros complementos em aço

Certos tipos de estrutura metálica também podem ser utilizados nas construções agrícolas como complementos e parte de outras estruturas. É o caso das telhas, calhas, escadas, portões, cercas, dentre outros. Esses complementos são beneficiados em sua conservação e funcionalidade quando fabricados em aço e devidamente planejados para as finalidades e estrutura do local.

Devido aos fatores específicos dos usos e do clima onde geralmente se desenvolvem as atividades agrícolas, a umidade e a exposição ao tempo são questões relevantes a serem consideradas quanto as estruturas utilizadas nas construções rurais.

Nesse contexto, as estruturas metálicas são uma escolha mais segura em comparação com outros materiais, como a madeira e afins, e também deve-se considerar as tecnologias disponíveis atualmente que podem auxiliar na conservação e maior funcionalidade desses espaços.

O aço galvanizado é uma das melhores alternativas para utilização nos tipos de estrutura metálica voltados para as atividades agrícolas, pois, o zinco protege o ferro contra a corrosão. Quanto mais avançado o processo de galvanização, mais qualificada será a estrutura.

Gostou do nosso artigo? Então, não pare por aqui! Conheça mais sobre o processo de galvanização em: Estruturas Metálicas: Benefícios da Galvanização a quente – parte I.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *