Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Projetos residenciais com a versatilidade do aço

O uso do aço em construções industriais e comerciais já vem sendo realizado há algum tempo. No entanto, apenas nos últimos anos o uso desse material na construção de residências tem aumentado. Esse aumento não é à toa, pelo contrário, é de se estranhar que não tenha ocorrido antes.

Isso porque o aço apresenta inúmeras vantagens quando utilizado em construções, sejam elas residenciais ou não, que vão desde aspectos como durabilidade, isolamento térmico e outras questões funcionais, até fatores estéticos.

Vamos falar um pouco mais sobre a versatilidade e benefícios do uso do aço em construções residenciais e temos certeza que você ficará tentado a repaginar sua casa!

Casas com estrutura de aço são mais sustentáveis

O conceito de sustentabilidade acompanha basicamente tudo o que nasce ou ganha adesão nessa época “contemporânea”. Afinal, o excesso de pessoas, produção de lixo, poeira e outras questões têm revelado o seu impacto negativo e crescente no ambiente.

Nesse sentido, temos o aço como aliado, pois ele consome um nível baixíssimo do ciclo de vida total da energia de uma residência, principalmente, por ser um material com alta eficiência térmica. Ganham destaque nesse aspecto as coberturas metálicas com acabamento reflexivo, que não absorvem calor, portanto, preservam o frescor do ambiente de forma natural.

A construção residencial em aço também reduz os prejuízos ao meio ambiente

Ainda dentro da sustentabilidade, o aço é um material 100% reciclável, com maior durabilidade e flexibilidade, o que facilita tanto a construção da casa, quanto reformas e adaptações. Essas características tornam o aço menos nocivo ao meio ambiente, pois reduzem a geração de resíduos, dispensa o excesso no uso de outras matérias-primas e diminui o consumo de energia com equipamentos.

O uso do aço amplia as possibilidades criativas do arquiteto

Por ser um material leve e flexível, o aço permite ousadias no projeto arquitetônico que outros materiais não são capazes. Não é de surpreender que as construções mais arrojadas sejam, em sua maioria, confeccionadas em aço.

Além disso, o aço é um material compatível com uma gama enorme de outros materiais, o que permite combinações estéticas surpreendentes, explorando diferentes formas e dimensões. Um dos materiais mais utilizados em associação com o aço é o vidro.

A construção de casas com estrutura de aço é mais rápida e previsível

Outro benefício que reafirma a versatilidade do aço na construção de residências é a velocidade. As estruturas vêm prontas da fábrica e, depois, é só terminar de montar a casa. Nada de ficar meses ou até anos esperando pelo fim de uma construção ou reforma!

O imóvel com estruturas de aço está mais valorizado no mercado

Diante de tudo o que foi dito e daquilo que não temos espaço aqui para dizer, podemos afirmar que a valorização das casas com estrutura de aço e que exploram suas possibilidades estéticas (aço visível no projeto) estão em alta no mercado. Em contrapartida, economiza-se na construção, afinal, gasta-se menos tempo, menos matéria-prima e menos mão de obra.

E aí, ficou com vontade de transformar sua residência utilizando o aço? Bom, a boa notícia é que, mesmo que você não possa começar do zero, é possível ampliar o seu espaço ou torná-lo mais eficiente e agradável utilizando estruturas metálicas.

Quer saber mais sobre o assunto? Comece pelo nosso artigo: 4 cuidados para usar estruturas metálicas na sua casa e aproveite para explorar em nosso blog várias outras dicas sobre como você pode usar estruturas de aço em sua casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *