Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Gestor de obras: conheça as principais características

Uma construção envolve diferentes tipos de profissionais, dinheiro e grande expectativa por parte do cliente. Para que cada etapa da obra seja cumprida de acordo com o cronograma é essencial um bom planejamento e organização. Manter a qualidade do trabalho de toda a equipe e garantir condições essenciais para um ambiente seguro e motivado. Para que tudo esteja alinhado e para a garantia de um resultado bem-sucedido é necessário um gestor de obras. Esse profissional é responsável pela administração:

  • do projeto;

  • da mão de obra;

  • econômica;

  • financeira;

  • de segurança;

  • da qualidade;

  • do cronograma;

  • do contrato.

Com todas essas atribuições o profissional deve ser capaz de enxergar o papel de cada um dentro do projeto. Ter conhecimento técnico é fundamental, mas o profissional deve ter algumas habilidades específicas para a gestão da obra. Conseguir tirar o melhor da equipe, organização, bom senso e ter uma visão do todo são essenciais. O sucesso do empreendimento depende de mão de obra qualificada, materiais de boa qualidade e o bom gerenciamento.

No texto vamos aprofundar nessas características essenciais do gestor de obras.

Planejamento e organização

A fase de planejamento de um empreendimento exige criatividade. Buscar formas diferentes de executar a obra, conseguir antecipar problemas ou dificuldades que possam aparecer. Evitar desperdícios de material e de tempo possibilitam um resultado de qualidade e que seja entregue no cronograma. O planejamento adequado permite que todos os envolvidos na construção consigam executar o projeto da melhor forma possível. Com estratégias bem definidas os objetivos ficam mais fáceis de serem atingidos.

Mas, após esta primeira fase o gestor tem que ser organizado para garantir que tudo aconteça como o previsto. Isso possibilita manter, principalmente, o orçamento e o cronograma. O canteiro de obras pode ser um ambiente caótico e a organização é indispensável para que o trabalho flua da forma mais prática possível.

Comunicação e relacionamento interpessoal

Saber se comunicar com todos os profissionais envolvidos e com o cliente é essencial para que tudo saia como o planejado. Isso faz com que todos os processos aconteçam de forma dinâmica. O diálogo claro e transparente é a essência para manter o alinhamento entre todas as etapas do projeto e todas as partes.

O poder de negociação do gestor de obras

Todo o projeto de construção civil é baseado na habilidade de negociação. Na fase de planejamento o gestor irá lidar com o orçamento e os custos da obra. Para que tudo dê certo é necessário a pesquisa de preços e fornecedores dos materiais. Além da negociação quanto aos prazos de entrega desses materiais e o prazo final da obra com o cliente. Negociar pode ser cansativo e complicado, além de exigir dedicação exaustiva do profissional.

Liderança e motivação

Para que todos os prazos possam ser cumpridos durante as etapas, é fundamental que a equipe inteira esteja motivada. Isso significa se relacionar bem com todos os profissionais. O bom líder é aquele que consegue manter a equipe motivada e com disposição para realizar o trabalho.

Essas habilidades gerenciais que um gestor de obras deve ter são fundamentais para garantir a qualidade da entrega final do empreendimento. Todas as partes do projeto e as características do gestor estão interligadas e são fundamentais para que se consiga manter o planejamento inicial. A falta de um gestor competente compromete toda a obra e pode ser uma fábrica de quebra-cabeças.

Quer saber mais sobre a organização do gestor de obras? Aprofunde sobre o assunto lendo o texto: Conheça os benefícios de utilizar o diário de obra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *