Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Cronograma da obra: principais dicas para evitar atrasos

O cronograma da obra é extremamente importante para evitar atrasos, um problema recorrente das construções civis. É muito difícil encontrar um empreendimento que foi concluído dentro do prazo de entrega estabelecido. Os motivos podem ser vários, como problemas com fornecedores, erros na logística, falta de planejamento, retrabalhos por má execução, fatores climáticos, alterações no escopo do projeto, dentre outros. ´

Apesar da dificuldade em entregar uma obra dentro do prazo, existem algumas dicas que são fundamentais para evitar adversidades. Confira no texto a seguir!

Cronograma da obra

Primeiramente é bom ressaltar que, mesmo com cronograma da obra em mãos, o gestor poderá lidar com imprevistos, uma vez que as condições climáticas podem alterar rapidamente e atrapalhar todo o planejamento da construção.

Apesar de alguns fatores serem inevitáveis, os clientes estão cada vez mais exigentes quanto ao prazo das obras. Uma construtura que não se ajusta a essa realidade, poderá ter sérios prejuízos, como processos judiciais e uma má imagem no mercado, o que atrapalha nos projetos do futuro.

Planeje com riqueza de detalhes o seu projeto

Sem dúvidas, o planejamento é um dos principais fatores para o sucesso do empreendimento. Ele é fundamental para determinar o cronograma da obra e o prazo da execução de todas as atividades. Além disso, é nessa etapa que se previne possíveis imprevistos, como falta de materiais e erros na logística.

Um bom planejamento capta quais recursos serão necessários para cada fase da obra. É importante também calcular o prazo para a conclusão de cada etapa. Dessa maneira será possível ter um controle adequado, aumentando as chances de êxito.

Planeje o canteiro de obras

O canteiro de obras é essencial para o bom andamento do projeto. Ele proporciona organização e planejamento, já que é a partir de lá que começa toda a movimentação para a realização dos trabalhos.

Com ele é possível evitar desperdícios de materiais ou falhas na execução do projeto. A partir do canteiro, é possível desenvolver o trabalho e evitar possíveis incômodos.

Comunicação interna com o canteiro de obras

É imprescindível uma boa comunicação entre gestores e operários envolvidos na construção. Para conseguir passar as informações de maneira concreta, é necessário adotar um linguajar claro e objetivo, da forma com que os trabalhadores consigam entender a mensagem.

A eficiência na comunicação facilita o cumprimento dos prazos, e minimiza os retrabalhos.

Fique atento à logística dos seus fornecedores

Parar uma obra por falta de materiais é muito prejudicial. Sabendo disso, os gestores devem ficar bem atentos quanto aos seus fornecedores. Portanto, procure sempre certificar que ele possui em estoque toda a quantidade de material necessário.

Opte sempre por fornecedores experientes, que possuem nome no mercado. Desta maneira, será bem provável que eles cumpram com o prazo estabelecido, e as obras poderão continuar em andamento para poder executar as atividades conforme o cronograma.

Com as medidas preventivas citadas no texto, você poderá reduzir as chances de atrasos da sua construção. Lembrando que, é necessário respeitar cada etapa.

Você gestor de obras, leia este artigo e aumente os lucros do empreendimento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *