Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Conheça os tipos e a importância do canteiro de obras

O canteiro de obras é o local onde ficam armazenados todos os materiais necessários para a realização das construções, além de ser o ponto de realização dos serviços que são essenciais para dar continuidade ao trabalho, como por exemplo, a preparação da argamassa. Se ele for mal planejado, além de atrasar o tempo das construções, poderá haver também o desperdício dos materiais.

O grande objetivo do canteiro de obras é gerar melhoria no setor da construção civil, proporcionando mais organização, gerando então mais praticidade na realização do trabalho.

Organização do canteiro de obras

É muito importante ter a concepção de organização no canteiro de obras, já que ela traz vários benefícios, como:

  • Segurança para os funcionários;
  • Manter os materiais em um local considerado seguro;
  • Garantia que as máquinas não machuquem ninguém;
  • Local para descartar produtos tóxicos, químicos e outros materiais perigosos.

O canteiro de obras deve ser protegido com lonas e barreiras, a fim de evitar que pessoas não autorizadas fiquem transitando no local.

Modelos de canteiros

A definição do canteiro de obra deve ser feita no planejamento inicial da construção, pois deve analisar vários critérios, como o maquinário que será utilizado na construção, equipamentos e a quantidade de materiais.

O canteiro deve ser adaptável ao tamanho da obra, a localização deve ser bem estudada para maior facilidade da entrada e saída dos materiais.

O mau planejamento pode atrasar a obra, gerar grande insatisfação dos funcionários e fornecedores.

Canteiro amplo

Esses modelos são para grandes construções que contém vários pontos de suporte, como grandes máquinas. Muitas vezes essas construções possuem áreas não delimitadas, e para a realização do trabalho é necessário ter contato com empresas e pessoas que não têm participação direta na obra, como lojas comerciais e cidadãos comuns.

Canteiro restrito

Esse modelo é o mais utilizado em áreas urbanas, tendo normalmente o formato retangular, sendo sempre delimitado por uma área cercada por muros, ou algum portão que dê acesso ao local. As obras necessitam integralmente desse canteiro, e por ser uma região reduzida, a logística deve ser muito bem pensada para não atrapalhar a área de trabalho.

Canteiro longitudinal

Os canteiros longitudinais podem ser tanto restritos, quanto podem ser amplos. A característica que marca a diferença desse modelo é a dificuldade na organização e movimentação de materiais, já que as distâncias de um lugar para o outro são bem maiores, como exemplos temos as construções em áreas urbanas e em rodovias.

Normas

Como em qualquer estabelecimento, existem leis a serem seguidas para a realização do canteiro de obras. Elas visam garantir a saúde dos trabalhadores, bem como aplicar estratégias que reduzem os riscos de acidentes e doenças contagiosas. Todo canteiro de obra deve possuir:

  • Banheiro;
  • Chuveiro;
  • Refeitório adequado às condições previstas pelas orientações do estado;
  • Água potável;
  • Equipamentos de segurança.

Agora você já sabe o que é e como funciona o canteiro de obras, que é de suma importância para a realização de qualquer construção. Você ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *