Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Conheça os benefícios de utilizar o diário de obra

O diário de obra é definido como um documento utilizado por incorporadoras e construtoras que querem registrar informações valiosas sobre as atividades diárias na construção de algum empreendimento. Os registros são fontes extremamente importantes para os gestores de obras que querem otimizar o tempo e aumentar a produtividade.

Apesar de ser bem trabalhoso, fazer os registros de todas as informações das obras é muito vantajoso para o canteiro de obras, já que por meio dele é possível acompanhar, analisar e avaliar todo processo realizado. Neste texto vamos mostrar os benefícios de se utilizar o diário de obra. Confira!

Diário de obra

Conhecido por R.D.O (registro diário de obra), esse documento funciona como uma memória, contendo o máximo de informações possíveis e deve ser analisado diariamente pelo técnico da obra. Dados como:

  • Equipamentos utilizados nas obras;
  • Serviços prestados;
  • Condições do clima.

Com o diário de obra em mãos é possível prever possíveis problemas e justificar atrasos nos prazos das entregas para os seus clientes.

O documento é essencial para assegurar os trabalhos e acautelar os serviços prestados.

Quais as vantagens em utilizar o diário de obra

Utilizar esse sistema de organização pode trazer diversas vantagens para as construtoras e chefes de obras. O documento define todas as etapas do processo e transparece organização por parte da empresa.

Diante das várias vantagens, podemos destacar:

  1. Logística – As informações em mãos fazem com que a obra fique mais organizada, sendo assim é possível fazer uma análise da evolução do projeto;
  2. Prever e justificar possíveis imprevistos – Ter em mãos as informações dos atrasos por falhas de equipamentos, ou condições climáticas, podem justificar com transparência o atraso no momento da entrega da obra;
  3. Análise da obra – Com todas as informações em mãos é possível definir a qualidade dos serviços prestados pelos funcionários das obras.

Como preencher o diário de obras?

Os erros mais comuns com o diário de obra é o preenchimento das informações de forma incompleta, portanto, os dados devem ser preenchidos por um profissional capacitado para a realização da função.

  • O diário deve ser formulado diariamente – Defina com riqueza de detalhes quais foram todas as atividades realizadas no dia.
  • Especifique todas as máquinas, materiais e as condições climáticas;
  • Em caso de acidentes ou atrasos na entrega dos materiais, você deve relatar com clareza quais as medidas tomadas para contornar o problema;
  • Caso as máquinas sejam alugadas, você deve fazer a especificação incluindo a quantidade de horas utilizadas.

Não existe um modelo definido para a produção do diário de obra, portanto, cabe a construtora definir qual o melhor modelo a ser utilizado.

Você percebeu as inúmeras vantagens proporcionadas pelo diário de obra? No momento do seu planejamento de obras inclua esse método, com certeza a sua produtividade será bem maior!

Você ficou com alguma dúvida? Deixe-nos um comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *