Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Conheça alguns tipos de aço e suas aplicações

O aço é um material muito utilizado para as mais diversas finalidades, com ampla adesão na construção civil e na indústria. Portanto, os tipos de aço e suas aplicações são variáveis, de modo a atender a versatilidade de sua utilização.

Conforme as composições associadas com determinados componentes, esse material apresenta variações em suas propriedades mecânicas. Isso permite diferentes formas, níveis de flexibilidade, resistência, dentre outras características diversas.

A seguir, vamos listar alguns dos principais tipos de aços e suas aplicações para que você conheça mais sobre esse material.

Aço inoxidável ferrítico

Esse tipo de aço é composto por uma liga ferrítica que tem o crômio como principal constituinte, junto a adições menores de estabilizadores de ferrite, como o nióbio e o silício. Ele é utilizado principalmente na produção de equipamentos e utensílios domésticos, por seu baixo custo, devido a não conter níquel em sua composição.

Aço inoxidável austenítico

Esses tipos de aço e suas aplicações são mais amplas em número de ligas e variedades de utilização. São compostos principalmente por ferro, níquel e cromo. Essa composição faz com que tenham maior resistência à corrosão e facilidade na soldagem.

Aço carbono

São conhecidos como aço carbono os que são derivados especificamente da junção de ferro e carbono, com teor de carbono inferior a 2,11%, sem que outros elementos tenham presença significativa na composição. Suas aplicações também são muito diversas.

Aço liga

Esses tipos de aço e suas aplicações são variáveis de acordo com a propriedade desejada. A composição, além de ferro e carbono, poderá conter outros elementos em proporções significativas, de modo a alterar as propriedades químicas ou mecânicas do material.

Os elementos adicionados, geralmente, são: níquel, cromo, molibdênio, manganês, tungstênio, silício e vanádio. As propriedades desejadas podem ser dureza, resistência mecânica ou química, dentre outras.

Aço Galvanizado

O aço galvanizado recebe uma camada de zinco a partir de um banho de imersão quente ou da eletrogalvanização. A finalidade desse processo é impedir a corrosão do material, aumentando sua durabilidade e resistência. Por isso, esse é um dos tipos de aço mais utilizados em diversas construções.

Aço Inoxidável

Dentre os tipos de aço e suas aplicações, o aço inoxidável também é bastante versátil. Seu processo busca proteger o material a partir da mistura do aço líquido com uma solução composta por cromo, em no mínimo 10%. Posteriormente, ele passa por um processo de decapagem com a finalidade de retirar as impurezas.

Os tipos de aço e suas aplicações são muito diversos!

Como você deve ter percebido, é difícil limitar a descrição sobre as possibilidades de uso do aço, uma vez que a variedade de composição e formatos permitem inúmeras finalidades. Esse material está presente desde pequenos objetos do cotidiano, até em máquinas e construções.

Atualmente, os avanços desse material têm permitido, por exemplo, que se construa casas inteiras utilizando o aço. Essa alternativa tem demonstrado um ótimo custo benefício, com diversas vantagens no valor e qualidade final da obra.

Dentre as suas aplicações mais populares nesse contexto estão as telhas sanduíche. Entretanto, diversas outras finalidades são possíveis. Você conhece outros tipos de aço e suas aplicações? Compartilhe seus conhecimentos e experiências com outros leitores nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *