Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Conheça 6 novidades da construção civil

As novidades da construção civil que temos acesso atualmente não focam apenas em equipamentos tecnológicos e materiais. Temas relacionados à gestão e sustentabilidade, por exemplo, também têm gerado novos recursos e indicações para a área.

O fato é que a grande maioria dessas inovações se destinam a oferecer maior qualidade para a execução da obra e para o seu resultado final. A seguir, vamos te apresentar algumas das principais novidades da construção civil mais comentadas no último ano.

1. Encadeamento produtivo

O encadeamento produtivo é um programa apoiado pelo SEBRAE que integra pequenas empresas à cadeia produtiva de grandes negócios. A partir dessa integração, é possível identificar as necessidades apresentadas pelas grandes empresas, o que ajuda na adaptação das pequenas empresas para que elas atendam as novas demandas identificadas.

2. Novidades da construção civil em materiais

Diversas novas tecnologias de construção têm surgido no mercado, como o bioconcreto, tintas de absorção solar, tijolos inteligentes, construções modulares, dentre outros. Elas oferecem um tempo mais eficiente na execução da obra e aumento na qualidade final.

3. Building Information Modeling (BIM)

O BIM permite uma projeção mais certeira da obra, acrescentando ao molde 3D informações como: especificação de fabricantes, tempo de mão de obra para execução, preço de materiais e afins. Isso é realizado a partir de uma reunião dos dados produzidos ao longo de todo o projeto, de modo que se possa antecipar e corrigir erros de maneira mais efetiva, dentre outras vantagens.

4. Internet of things (IoT)

Nessa proposta, diversos objetos, incluindo os equipamentos de segurança, por exemplo, são equipados para permanecerem conectados à internet. Sendo assim, é possível realizar o acompanhamento de todos os trabalhadores e atividades da obra em tempo real. O aumento da segurança e produtividade são apenas algumas vantagens dessa tecnologia.

5. Construções sustentáveis

As construções sustentáveis não são tão recentes entre as novidades da construção civil, mas cada vez mais tem ganhado o público. Dessa maneira, tem-se adotado tanto na elaboração do projeto quanto na execução da obra, escolhas mais sustentáveis. A substituição do uso da madeira pelo aço, por exemplo, é uma medida simples que se enquadra nesse contexto.

6. Gestão Móvel de Projetos

Essa ferramenta se trata de uma plataforma de gestão de projetos que conecta toda a empresa, facilitando a comunicação. A partir dela é possível distribuir e acompanhar atividades, manter uma comunicação em tempo real entre escritório e canteiro de obras, elaborar e compartilhar relatórios, vistorias e afins.

A proposta, assim como a maioria das novidades da construção civil, é gerar maior agilidade e economia na execução da obra, articuladas com uma otimização do resultado final.

Essas são algumas das principais novidades da construção civil, que progressivamente vêm sendo testadas e utilizadas pelas construtoras. Contudo, vale ressaltar que os clientes também estão atentos e demandando a atualização em relação a essas tecnologias.

Sendo assim, uma construtora que deseja se manter ativa e ter mais relevância no mercado, também precisa começar a entender como adaptar essas novidades ao seu modo de trabalho. O que você acha desse assunto? Deixe um comentário com a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *