Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Como fazer um planejamento de obras?

Para a realização de uma obra é necessário que se faça um bom planejamento, que tem como objetivo prever todo o contexto que envolve a construção.

A realização de um planejamento de obras pode reduzir os gastos e prevenir possíveis imprevistos, como atrasos e até mesmo acidentes.

Com o planejamento em mãos é possível acompanhar o desenvolvimento da obra e prever ações que podem acelerar o prazo e a qualidade, por meio dessa ferramenta você pode até mesmo mudar a estratégia.

Benefícios de um bom planejamento de obras

  • Maior organização no ambiente de trabalho;
  • Aceleramento na produção das obras;
  • Prática nas decisões;
  • Redução de custos dos materiais e dos serviços;
  • Aumento da satisfação dos clientes.

Como fazer um planejamento de obras?

Os problemas em uma construção civil são relativamente comuns, a falta de material ou orçamentos estourados podem atrasar muito tempo as obras. Além de ser desgastante, esses problemas afetam de maneira muito negativa a imagem da empresa diante dos seus clientes.

A falta de planejamento de obras na maioria das vezes é o fator principal desses problemas, ou seja, para a conclusão de uma obra com êxito, é fundamental esse controle.

Primeiro passo

Primeiramente é necessário analisar se a empresa possui dinheiro em caixa suficiente para cobrir todos os custos operacionais. É essencial apurar algumas informações, como:

  • Cálculo de orçamento da obra;
  • Valor dos orçamentos para preparação do terreno;
  • Prazos para entregas de cada etapa das obras;
  • Valor do licenciamento e regularização da obra;
  • Equipamentos que serão utilizados na construção.

Qual orçamento da minha obra?

Para realização do orçamento total da obra é necessário analisar as despesas indiretas como gastos em impostos, aluguéis, telefones, etc.

Com os valores estipulados você pode definir quando, o quê e como será feito cada etapa dos serviços na sua obra. Existem planilhas on-line que podem te ajudar na elaboração do projeto, sendo que ter todas as informações bem detalhadas é crucial.

Podemos destacar:

  • Representação gráfica do tempo de execução de cada etapa da obra;
  • Cronograma dos gastos diários;
  • Regularização e licenciamento da obra;
  • Análise do canteiro de obras;
  • Prevenção de incêndios.

Metodologia para o planejamento de obras

Existem no mercado vários métodos que facilitam o desempenho das obras, proporcionando aos colaboradores uma produção muito mais organizada e produtiva. São eles:

Lean Construction

Esse método visa cortar os gastos desnecessários das obras, diminuindo os desperdícios de recursos utilizados no decorrer do processo. A técnica de trabalho visa potencializar ao máximo a equipe, eliminando assim alguma mão de obra que seria desnecessária. É importante destacar que o exagero na redução dos recursos pode prejudicar a efetivação da sua construção.

PDCA

Esse método é muito utilizado em vários setores e visa controlar e gerenciar as atividades com muita eficiência. Seu conceito se divide em quatro etapas:

  1. Planejar: Definir as metas que serão necessárias para alcançar os resultados;
  2. Fazer: Executar com clareza todos os processos e metas;
  3. Checar: Fazer uma análise de todas as etapas dos processos;
  4. Agir: Planejar atitudes para desenvolver com qualidade todos os objetivos.

Com essas metodologias você poderá buscar alternativas para possíveis problemas na execução da sua obra. Você vai seguindo suas metas, e buscando seus objetivos conforme o planejado.

Nunca comece uma construção sem antes fazer um bom planejamento, a sua obra necessita disso para que ela seja realizada com qualidade. Você ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *