Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Como evitar o desperdício do material de construção na obra

Para a realização de uma construção eficaz é necessário que os responsáveis façam um planejamento adequado para que os resultados saiam como o esperado. O desperdício de material de construção é um problema comum que gera muito prejuízo para os empresários, porém existem algumas dicas para evitar a perda de materiais, recursos financeiros e até mesmo mão de obra.

Além de causar prejuízos financeiros, os desperdícios têm um impacto negativo que atinge o meio ambiente diretamente. Uma dica para reduzir os danos ambientais é a utilização de materiais de construção sustentáveis, já que os mesmos além de ajudarem o ecossistema, proporcionam também uma redução nos custos.

Um planejamento de qualidade na construção civil é de extrema importância para a construtora obter obras lucrativas, o que gera um grande diferencial no mercado.

Planejamento

Um bom planejamento é o fator principal para evitar o desperdício de material de construção. Uma planilha eficiente para controle, com todos os materiais necessários deve ser montada com antecedência.

Projetos de arquitetura ajudam a calcular com mais eficiência a quantidade de material necessário e o momento certo do uso.

Como evitar o desperdício de material de construção?

A tecnologia pode ser sua aliada, já que além de reduzir consideravelmente o tempo de trabalho nas construções, ela ajudará a diminuir o custo da mão de obra. Existem hoje diversos equipamentos como empilhadeiras, picaretas, retroescavadeiras, dentre outros. O investimento nessas máquinas tem o retorno garantido no rendimento, na qualidade e na melhoria de produtividade.

Mantenha a organização da sua construção

A maioria dos funcionários deixam as obras desorganizadas, fazendo com que materiais desapareçam como em um passe de mágica. A obra deve manter-se limpa e bem organizada, assim poderá ser realizado um trabalho com mais eficiência e praticidade. O líder da construção deve ter disposição e ser participativo, assumindo então o controle das obras e evitando certos problemas.

Canteiro de obras

O canteiro de obras deve ser de fácil acesso, com facilidade para o transporte dos materiais e equipamentos. Os materiais como tijolos, telhas e ferros, devem estar empilhados da forma correta, evitando assim com que os mesmos quebrem.

Sacos de cimento e argamassa devem ficar bem distantes de umidade, já que o contato fará com que os mesmos percam seus efeitos e valores, gerando desperdício na construção.

Qualidade dos materiais

Não adianta nada ter uma boa logística se os materiais forem de baixa qualidade. Investir em produtos de primeira linha evitará problemas como recompra de materiais e até mesmo desmanchar uma estrutura que estava pronta para corrigir o erro, portanto, esse investimento é necessário.

Os materiais também têm prazo de validade, por esse motivo você deve fazer a vistoria para evitar maiores transtornos.

Conclusão

Como você pode notar, as estratégias tornam os objetivos mais fáceis de serem atingidos. Portanto, se tem a ideia de iniciar uma obra, saiba que a redução de custos e de materiais de construção só é possível com um trabalho árduo e contínuo.

Você ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *