Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

A importância da vistoria de obra

A vistoria de obra não é uma prática comum no Brasil, visto que não é exigido por lei. Porém, realizar esta vistoria é fundamental para proteger as construtoras, empreiteiras, imobiliárias ou proprietários de problemas com vizinhos ou problemas na obra que podem aparecer no futuro. Esta vistoria tem caráter preventivo, atesta a qualidade do projeto e garante que a execução foi feita de forma correta e no prazo indicado.

Você sabe o que é a vistoria de obras? Como e por quem ela deve ser feita? Quais os tipos de vistoria? Vamos responder estas e outras perguntas neste texto, não deixe de ler!

O que é a vistoria de obras?

Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) a vistoria é a “constatação local de fatos, mediante observações criteriosas em um bem e nos elementos e condições que o constituem ou o influenciam”. Assim, seu objetivo é fazer um retrato fiel do imóvel. Caso aconteça algum problema no futuro, ela é usada como referência para uma perícia.

Por quem a vistoria é feita?

Ela deve ser realizada por algum profissional que seja registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). Esses profissionais são capacitados e possuem olhar técnico. Eles poderão identificar problemas como: desnivelamento do piso, janela ou porta; caimento dos ralos; dentre outros.

Quais os tipos de vistoria?

  • Vistoria antecipada: é feita antes, durante e depois da execução do projeto;
  • Vistoria cautelar: é feita em imóveis que se situam no entorno de uma construção;
  • Vistoria em imóveis novos: é feita antes da entrega de imóveis novos aos donos.

Como é realizada?

O profissional que fará a vistoria é responsável por fazer uma minuciosa análise da obra ou imóvel. Tira-se as medidas, observa possíveis fissuras, mede-se a temperatura do imóvel, dentre outras análises. Após a coleta dos dados é elaborado um laudo técnico, neste laudo deve conter também imagens.

Quais pontos devem ser analisados durante a vistoria?

  • Estrutura: janelas, portas, rodapés, fechaduras, pisos, fundação, etc;
  • Elétrica: instalação da fiação foi feita corretamente, funcionamento, número de tomadas, distribuição das lâmpadas, padrões de energia, etc;
  • Hidráulica: vazão de água, escoamento do esgoto, banheiros, possíveis vazamentos, pias, box, torneiras, chuveiros, etc.

Como fazer o registro fotográfico?

O registro fotográfico é importante para confirmar a veracidade dos dados que constam no laudo técnico. As imagens são complementares a esse laudo. Desta forma você deve registrar toda atividade no imóvel ou obra. Através do registro fotográfico as pessoas que terão acesso ao documento de vistoria terão uma visão da real situação em que se encontra.

As fotos devem ser feitas em plano geral, para mostrar a situação do ambiente como um todo. Mas também devem ser feitos planos fechados, focados para registrar pontos específicos.

Conclusão

A vistoria de obra é feita para atestar a conservação de um imóvel, ou o estado de um imóvel novo, ou ainda o andamento de um projeto. Ela possibilita maior segurança a todos os envolvidos durante a construção ou ao adquirir um imóvel novo. Você ainda tem alguma dúvida sobre o processo de vistoria? Deixe-nos um comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *