Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

A importância da limpeza e manutenção de telhados

Por apresentarem alta durabilidade e até pelo posicionamento, os telhados costumam ser uma parte um pouco esquecida da casa. A consequência desse esquecimento é uma porção de transtornos que resultam na necessidade de reparação do telhado e, dependendo da gravidade, de outras partes da casa que acabam prejudicadas por essa negligência.

Portanto, é fundamental ficar atento a essa estrutura que tem a função de proteger o imóvel! Quer saber mais sobre a importância da limpeza e manutenção de telhados? Então, continue com a gente:

O telhado é como um filtro e, logo, precisa ser limpo para continuar a exercer bem essa função

Como você já sabe, o telhado é a cobertura do imóvel, utilizado mesmo quando já se possui uma laje, pois reforça a proteção do interior contra diversos desconfortos climáticos e ambientais. Por estar exposto, ele não apenas sofre o desgaste com o tempo, como também acumula diferentes tipos de sujeira.

O que acontece se não limpar? Bom, se o telhado acumula, por exemplo, limo, ele poderá ser fragilizado e se desintegrar com facilidade, fazendo com que seja necessário substituir as telhas, na melhor das hipóteses. Quando ele acumula resíduos maiores, como galhos, folhas e outros, poderá ocorrer o aparecimento de fungos que danificam a telha, devido à lentidão do processo de secagem após chuvas.

Em casos de maior acúmulo, o resultado poderá ser desastroso, com vazamentos de água e infiltrações que acabarão fazendo com que, além de reparar o telhado, você também tenha que consertar paredes, forros, laje, eletrodomésticos e outros itens que podem ser danificados pela umidade.

Agora, talvez você esteja se perguntando: só limpar resolve? E a resposta é: não.

Conservar o telhado pede mais do que limpeza

Além de limpar a cobertura, você deverá ficar atento sobre outras ações necessárias para a manutenção de telhados. É indicado verificar se todas as telhas estão em boas condições, renovar a impermeabilização e, para maiores benefícios, pintar! A pintura do telhado, além de contribuir para valorização da estética do imóvel, poderá ter adicionais em relação ao conforto térmico e à própria impermeabilização.

Por exemplo: se você utilizar cores mais escuras, aumenta a retenção de calor, o que é interessante para lugares frios. Pelo contrário, cores mais claras ajudam a bloquear o calor, o que faz com que o local fique mais fresco. Atualmente, existem várias tintas com adicionais interessantes para conservação da cobertura.

Mais alguns toques sobre manutenção de telhados

Algo que não poderíamos deixar de falar é sobre de quanto em quanto tempo você deverá fazer a manutenção do seu telhado! Sobre isso, em relação à limpeza, é indicado que ela seja realizada ao menos uma vez por ano, antes da época de maior fluxo de chuva. Contudo, se você morar em um lugar que tem uma condição ambiental favorável ao acúmulo de resíduos na telha, faça a limpeza pelo menos duas vezes ao ano.

Agora, a renovação da pintura pode ser realizada com menos frequência, principalmente se você utilizar uma tinta de qualidade interessante para coberturas. A média de intervalo entre uma pintura e outra está entre dois e três anos. Em qualquer caso, não deixe de realizar a verificação para ver se está tudo certo com o telhado, sua estrutura e acessórios.

Fora isso, nunca é demais lembrar que se deve ter muito cuidado para evitar acidentes. Se não puder contratar um profissional para realizar o serviço, utilize equipamentos de segurança, evite pisar diretamente sobre a telha e jamais realize a manutenção de telhado por sua própria conta quando as telhas estiverem úmidas.

Vale lembrar que escolher um produto de alta qualidade reduz os gastos e preocupações relacionados à manutenção, embora ela continue a ser necessária. Gostaria de conhecer uma dessas opções? Então você precisa ler o nosso artigo sobre a telha sanduíche e seus benefícios!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *